Alerta: Pecuarista sofre tentativa de golpe

Alerta: Pecuarista sofre tentativa de golpe

PARTILHAR
seguranca-emails
Foto: Divulgação

Agropecuária do estado de São Paulo sofre tentativa de golpe através de e-mail falso, estelionatários estão cada vez mais sofisticados

O Boitel Ribas Agropecuária de Guarantã/SP (região de Lins, Bauru, Marília) sofreu uma tentativa de golpe na última semana e resolvemos, em acordo com o pecuarista, informar o produtor rural para que fique atento à essas ameaças que acabam acontecendo com bastante frequência.

A tentativa de estelionato chegou através do e-mail comercial da empresa, eles enviaram uma mensagem cobrando 10 frascos de Ivermectiva LA (medicamento bastante usado entre pecuaristas) em nome de Terra Brasil Agronegócios (nome fantasia) e Hercules Ferreira Bueno – ME (nome da empresa). Fazendo uma busca rápida pela internet encontramos os dados da empresa:

terra-brasil-agronegocios
Informações da empresa na internet / Foto: Reprodução do Google

Não para por aí, o nível de sofisticação dos estelionatários é surpreendente, enviaram também uma cópia (montada e falsificada) com assinatura do produtor rural, dizendo que tínhamos recebido esse produto é que não tínhamos feito o pagamento que tinha prazo de 120 dias para pagamento. Anexaram também um documento de registro no SPC Serasa e diziam que iriam negativar o nome do pecuarista se não fosse pago até às 15h do dia em questão.


Suspeite e fique alerta

O pecuarista, que tem um nível gerencial grande foi checar a veracidade das informações junto ao seu sistema de gestão e conferir se realmente tinha feito a compra do produto.

“Meu funcionário solicitou que enviasse esses documentos por e-mail e liguei de volta no telefone que tinha na mensagem do e-mail. Uma homem atendeu, sem falar que era da loja, então falei que estava errado aquilo, que era uma falsificação e que iríamos entrar com ação civil e criminal por falsidade ideológica e ele me respondeu que iria mandar pro Serasa mesmo assim” conta José Roberto Ribas Filho.

Depois de mais algumas análises, verificação dos documentos enviados, consultas do CNPJ junto à Receita Federal o pecuarista constatou várias irregularidades, principalmente o CNPJ baixado na receita (indica fechamento da empresa). Ainda sim, ele tentou ligar novamente e ninguém mais o atendeu.

Fique atento produtor rural, sempre desconfie de cobranças que não fazem sentido e pareçam estranhas, sempre tenha uma gestão de suas contas, pois se não tiver provavelmente caíra em fraudes assim.

Consulta na Receita Federal

Consulta na Fazenda, dia 27 de outubro de 2017

Mensagem de e-mail recebido

Nota Fiscal FALSA enviada

Documento FALSO do SCPC Serasa

Outros golpes que já noticiamos

Homens são presos falsificando sal mineral

-- conteúdo relacionado --
Novilhas de 14 meses com 81% de prenhez no IATF A Pecuária vem dando mostras de que está no caminho certo, pra quem sempre ouviu a máxima "Nelore não é precoce" terá que começar a rever seus conceit...
Frigorífico JBS no interior de São Paulo fecha e d... A empresa de alimentos JBS anunciou o fechamento da unidade de Santa Fé do Sul (SP) nesta quinta-feira (2). Cerca de 600 funcionários devem ficar sem ...

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com