Operação Invernada, da Polícia Civil, prendeu dois homens suspeitos de abigeato, quadrilha é considerada uma das mais perigosas do Brasil.
Na manhã desta terça-feira (25), a Delegacia Especializada em Crimes Rurais e Abigeato (Decrab) de Bagé, com apoio de policiais da Delegacia Regional de Bagé, 2º DP de Bagé e DP de Candiota, cumpriu cinco mandados de busca e apreensão nos municípios de Aceguá, Candiota e Bagé.
As diligências são fruto de uma investigação de abigeato que vem sendo realizada desde o mês de outubro de 2018. O bando criminoso, conforme as investigações, é composto por quatro indivíduos, sendo responsável por vários furtos de gado, que ocorreram na região de Bagé nos últimos meses.
As diligências são fruto de uma investigação de abigeato que vem sendo realizada desde o mês de outubro de 2018.
Os investigados atuam em abigeatos tanto na modalidade de carneada de gado a campo, como furto de gado vivo (inclusive com carregamento de caminhão). Os acusados também adquiriam talões de produtores, que não estavam mais sendo utilizados (pertencentes a ex-produtores) para transportarem gado furtado. Pratica apontada como típica pelos suspeitos.

Durante as buscas foram apreendidas três armas de fogo, diversas munições, insumos para a fabricação de munições, talões de produtor, e outros objetos que servirão para o encerramento do inquérito policial. Dois investigados foram presos em flagrante.
- Criptosporidiose em bezerras: estudo encontra diferença de quase 5 vezes no risco de diarreia entre tratamentos
- Produtor rural vai precisar de CNPJ em 2027? Veja quem entra na nova regra
- Outubro pode travar o plantio da soja em parte do Brasil, alerta INMET
- De pouco mais de 1 kg a 100 kg em meses — o crescimento impressionante de um leitão
- Chuva forte no RS: nova previsão eleva acumulados para até 250 mm
O delegado André Mendes, titular da Decrab/Bagé, diante das apreensões, representou junto ao Poder Judiciário de Bagé pela prisão preventiva dos quatro homens suspeitos de integrarem a organização criminosa.
O número de furto de animais e a prática de abigeato no país estão crescendo a cada dia. A insegurança no campo é uma questão política e deve ser resolvida sem demora. Infelizmente o homem do campo está ficando refém das quadrilhas e marginais que praticam o crime.
Fonte: Tribuna do Pampa