Preço do leite deixa produtor sem caixa para pagar contas, diz entidade

PARTILHAR
Foto: Divulgação

Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando) se disse preocupada com a queda dos preços do leite ao produtor.

Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando) se disse preocupada com a queda dos preços do leite ao produtor do estado.

Em nota, destaca que o recuo na cotação nos últimos dois meses chega R$ 0,70 por litro.

“Em junho e julho o nosso produtor teve a oportunidade de fazer um pequeno caixa, depois de três anos de prejuízos com estiagens. Porém, com a baixa registrada em agosto, ele não tem mais caixa para pagar as contas que precisou fazer acima do orçamento anual planejado para comprar alimento para o gado”, disse em nota o presidente da entidade, Marcos Tang.

Tang reclama que o ônus do mercado acabou recaindo apenas no produtor, “quando deveria ser decidido entre todos os elos da cadeia produtiva”.

Ele acrescenta que as indústrias determinam os preços pagos pela matéria-prima e apenas informam o valor, “tendo o produtor, obrigatoriamente, entregar o produto por um preço menor”.

O presidente da Gadolando também cita a importação “desenfreada” de leite, em especial da Argentina e do Uruguai, “o que desestimula também a produção nacional”.

Fonte: Estadão Conteúdo

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). 🚜🌱

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com