Produtor perde rebanho de R$ 200.000; Veja o motivo!

PARTILHAR

Do rebanho, 11 vacas estavam prenhas, segundo produtor. Caso foi em Saudade do Iguaçu, no sudoeste. Dono dos animais disse que galhos de árvore encostaram em fio de alta tensão.

Segundo os primeiros relatos e informações que chegam, é de que 19 vacas leiteiras morreram após serem atingidas por duas descargas elétricas em uma propriedade rural de Saudade do Iguaçu, no sudoeste do estado. 11 delas estavam prenhas, segundo o dono do rebanho. Infelizmente, os acidentes com as redes elétricas e quedas de raios, são comuns nos campos e, na maioria das vezes, a morte dos animais é sempre o resultado de tais acidentes.

Sérgio Cerbatto, dono do rebanho, contou que o acidente foi provocado por galhos de uma árvore que encostaram em fios da rede, provocando a descarga elétrica no local. Chovia na hora do acidente. O caso foi registrado na madrugada de terça-feira (16).

Segundo o produtor, os animais dormiam em um mesmo cercado no momento do acidente. O homem acredita que o vento empurrou um galho na rede de alta tensão.

Ainda segundo o produtor, em uma primeira descarga elétrica, 12 animais morreram. Ele chamou técnicos da Companhia Paranaense de Energia (Copel) e, após a religação da energia, uma nova descarga atingiu o mesmo local, matando mais sete vacas.

O dono da propriedade disse, também, que as descargas elétricas mataram peixes de um açude próximo. Após o acidente, o produtor calcula que o prejuízo é de quase R$ 200 mil.

Em nota, a Copel disse que analisa as causas do acidente.

Adotar medidas de proteção evita muitos prejuízos e permite que o período de chuvas fortes não afete tanto a produção. Para isso, é indispensável colocar em prática alguns cuidados essenciais. Na sequência, apresentamos as melhores maneiras de prevenir a morte de bois por raio. Não deixe de conferir!

Saiba como prevenir morte de bois por raios e descarga elétrica

A proteção contra descargas elétricas é essencial para garantir o máximo cuidado com a produção bovina. Embora não seja possível prever quando ou onde ocorrerá uma queda de raio, há como diminuir os seus impactos.

O ideal é garantir que a estrutura seja devidamente protegida, além de ter acesso fácil por parte do gado. Em geral, estruturas feitas de alvenaria são as mais indicadas, porque oferecem o isolamento necessário para a área. Assim, é possível proteger todas as cabeças no local. Estes galpões para estarem totalmente seguros devem estar com sistema de para raio instalado por um profissional capacitado.

Tenha para-raios

Como dissemos, as descargas elétricas acontecem em pontos proeminentes. Por isso, a construção de um para-raios para concentrar as principais quedas é bem útil.

É essencial que ele esteja próximo o bastante do pasto, mas que não afete o gado em caso de descarga. Para tanto, precisa ser devidamente isolado, a uma distância que garanta segurança.

Se for o caso, também é possível construí-lo no topo da estrutura do galpão. Com isso, haverá maior previsibilidade sobre a queda das descargas. Só tenha cuidado com o aterramento, para que os raios não causem danos estruturais ou ao rebanho.

Como proteger as cercas dos raios?

Para prevenir morte de bois por raio, também é preciso tomar proteger as cercas presentes em sua fazenda. Como, normalmente, são feitas de aço, elas acabam sendo energizadas em uma tempestade com muitas descargas elétricas. Logo, se os animais encostarem nos fios acidentalmente, sofrerão choques fatais.

Por isso, o ideal é começar pelo aterramento. Crie condições para que a energia possa ser conduzida à terra, o que evita que toda a cerca seja perigosa. Em geral, isso pode ser feito ao conectar os fios a uma haste metálica, que fica enterrada.

Outro ponto importante é que não é recomendado usar um arame contínuo por grandes extensões. O melhor é dividi-lo em porções menores, conectadas por isolantes especiais para a situação. Essa é a técnica mais indicada porque reduz, consideravelmente, a área de exposição ao risco de descargas.

Esses métodos apresentam ótimos resultados, tendo em vista que, ao realizar o aterramento e conter a propagação da descarga, o impacto da do raio torna-se bem menor. No mais, é fundamental que você conte com produtos de alta qualidade. Assim, é possível ter a certeza de que todo o projeto vai funcionar exatamente como o esperado no momento necessário.

Prevenir morte de bois por raio é viável, desde que as ferramentas e técnicas certas sejam usadas. Além das medidas de proteção já adotadas, coloque em prática as nossas dicas e não se esqueça de fazer as devidas adequações às cercas. Dessa maneira, nenhuma queda próxima ou sobre os arames gerará uma energização capaz de matar os seus animais.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com