Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?

Próximas chuvas requerem atenção especial

A finalização de alguns cultivos na Região Sudeste e a implementação da nova safra de grãos podem ser atrapalhados por essa umidade.

Uma região de baixa pressão, a qual deve persistir até pelo menos o próximo sábado – no cone sul do Brasil – deve se fazer presente esta semana. Alimentada por um corredor de ar quente e úmido vindo da floresta Amazônica, essa área de baixa pressão reforça as instabilidades no país. Chuvas muito volumosas com até 200 mm ao longo do período são esperadas.

Vale ressaltar que a finalização de alguns cultivos na Região Sudeste e a implementação da nova safra de grãos podem ser atrapalhados por essa umidade. Entretanto, as chuvas fornecem uma boa quantidade de água ao solo, amenizando o déficit hídrico e garantindo um bom armazenamento para o estabelecimento da safra 2022/23.

Região Sul

Com volumes que podem ultrapassar 150 mm no Oeste, Centro e Norte do estado, os maiores acumulados de chuva vão ocorrer sobre o PR. Em SC e Oeste do RS, os acumulados serão inferiores a 50 mm. Nas demais áreas, não há previsão de chuva significativa.

O excesso de umidade poderá causar restrição ao trigo em maturação e colheita no PR. Na região, os cultivos de inverno em desenvolvimento, floração e enchimento de grãos, além da semeadura e início de desenvolvimento dos cultivos da nova safra 2022/23, serão favorecidos pelo armazenamento hídrico no solo.

Região Sudeste

Há previsão de acumulados de chuva significativos, passando de 100 mm, no Centro-Sul da região; o volume pode ultrapassar 120 mm em áreas do Sul de MG, RJ e parte de SP.

Essas chuvas contribuirão para elevar a umidade no solo e favorecer o plantio da safra 2022/23. Ainda existe a possibilidade de restrição por excesso de chuvas na colheita do trigo e da cana-de-açúcar em algumas regiões de SP. No Norte de MG, predomina o tempo seco e quente.

Região Centro-Oeste

Podendo ultrapassar 160 mm, os maiores acumulados de chuva estão previstos em áreas do Centro-Sul de MS e Extremo-Sul de MT. No Norte de MS, Sul de GO e Oeste de MT, os acumulados previstos são inferiores a 30 mm. Essas precipitações serão importantes para amenizar o déficit hídrico no solo e favorecer o início da nova safra de grãos. Em MS, a umidade no solo s

e manterá favorável para a semeadura dos cultivos de primeira safra 2022/23. Nas demais áreas, não há previsão de chuvas significativas.

Região Nordeste

Na região nordeste, os próximos sete dias terá o predomínio do tempo seco. Algumas chuvas pontuais podem ocorrer em áreas do Sul da BA e Oeste do MA, entretanto são previstos baixos volumes.

O feijão e o milho terceira safra, majoritariamente em maturação no SEALBA, serão favorecidos pelo tempo seco. No entanto, a falta de chuvas causará restrição para o enchimento de grãos nas lavouras localizadas no interior do Nordeste da BA.

Região Norte

No Noroeste do AM e Leste de RO, são previstos acumulados de chuva entre 20 e 100 mm. Em grande parte de TO, Sul do PA, não são previstos acumulados significativos. Apesar disso, não se descarta o surgimento de algumas pancadas isoladas e pontuais.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM