Quanto vale seu gado?

Quanto vale seu gado?

PARTILHAR
Maior Boitel de Goiás, VFL BRASIL. Foto: Marcella Pereira

A venda de gado é sempre um momento tenso para o pecuarista: “quais são os melhores meses para negociar?”, trouxemos a resposta!

O produtor trabalha o ano todo com foco na engorda e no manejo do gado. Quando o peso ideal para comercialização é atingido, será que é o momento ideal para negociar com o frigorífico? Para que você tenha o melhor preço possível na transação, confira como estabelecer um calendário para venda de gado.

Aqui, vamos te indicar como funciona o mercado de venda de gado. Com essas informações, você terá condições de fazer um calendário para se programar e obter o melhor lucro na negociação.

Melhores meses para venda de gado 

A comercialização de gado é feita durante o ano todo, mas existem períodos com alta de preço da arroba. É nesse momento, amigo produtor, que seu gado deve ser comercializado, caso queira ter uma alta rentabilidade. Na seca, há uma queda de bovinos no mercado. Já nas águas, quando o ponto de engorda atinge o ponto de abate com facilidade, há muita oferta no mercado, por isso, o preço pago é menor.

Outubro: melhor mês para venda de gado. O preço está muito alto, porque há uma falta de produto no mercado. É o fim da seca, por isso, os frigoríficos estão à procura dos bovinos com peso adequado para o ponto de abate neste período.

Saindo da seca, o pasto está em fase de iniciar a recuperação com as chuvas de verão. Muitos produtores não conseguem atingir a meta de peso nessa fase, devido a escassez de pastagem. Por isso, o preço da arroba fica lá em cima. Como outubro é o começo das águas, a época de recuperação de peso começa e há pouca oferta de gado no mercado. E é aqui que os frigoríficos pagam um valor mais alto.

Produzimos uma tabela para que você possa se programar e atingir o ponto de abate no período desejado: Fases do gado de corte: saiba como classificá-la.

Quer comercializar o ano todo? Invista no confinamento 

O confinamento proporciona um ganho de peso o ano todo. O ganho de peso é baseado no cocho, com foco naquilo que se oferece. Como garantir uma pastagem de qualidade o ano todo é desafiador, muitos produtores estão aderindo a esse sistema.

E está enganado quem pensa que só grandes propriedades podem adotar o confinamento. Pequenos produtores também podem confinar o plantel e garantir venda de gado durante todo o ano. Para saber como, acesse a dica: Como iniciar o financiamento em pequenas propriedades.

Para atingir o peso esperado: nutrição no cocho! 

Como atingir o peso de abate em outubro? A resposta está no cocho, amigo produtor! É lá que seu gado encontrará potência para que não perca peso na seca. Pelo contrário. Estará garantindo nutrientes essenciais para que mantenha a engorda em processo progressivo, mesmo sem o pasto. Aqui mesmo no blog, temos várias alternativas para que você enfrente a seca de forma produtiva, sem queda na sua produtividade.

Para obter a melhor lucratividade possível na sua pecuária, saiba mais sobre nutrição: Como escolher uma nutrição de qualidade para o gado. 

Fonte: Boi Saúde

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com