Raça Gir Leiteiro perde um de seus grandes raçadores

PARTILHAR
Dragão TE
Foto: Asbia

No início do seu legado foi disputado por centrais em leilão que o valorizou em quase 1 milhão; Dragão TE foi Líder do Sumário Embrapa de 2017

Aquele que era um dos mais importantes touros da raça Gir Leiteiro, Dragão TE, teve sua morte anunciada no dia 1º de março. Líder do Sumário Embrapa de 2017, o touro obteve uma das maiores valorizações da sua raça, quando 50% de suas cotas foram comercializadas por quase meio milhão de reais. Com investimento de quase 1 milhão, o touro foi adquirido durante o 9° Leilão Caminho da Índia, promovido durante a ExpoZebu, em Uberaba/MG, onde a central adquiriu 50% das cotas do touro.

“Uma genética única, especial e filhas simplesmente maravilhosas. Com toda a certeza, acrescentou muito para a bateria de líderes de nossa empresa”, explica o Gerente de Produtos da Alta Genetics, Guilherme Marquez.

Filho de CA Sansão e Laga dos Poções, Dragão TE teve ao longo de sua vida produtiva, mais de 50 mil doses comercializadas, contribuindo de forma decisiva para o bom momento da raça Gir Leiteiro.

Com pedigree de excelência, Dragão TE é filho do consagrado touro Sansão, o maior protagonista da raça Gir Leiteiro no Brasil por mais de 15 anos, com diversos títulos e recordes nacionais e internacionais. Na linha materna traz a extraordinária matriz Laga TE dos Poções, vaca que produziu mais de 8 mil kg de leite em 346 dias, em lactação oficial.

Através do melhoramento genético, o animal superou seus antecedentes e reúne todas as características de produção – leite, gordura, proteína e sólidos totais -, de conformação e de manejo, buscadas pelo mercado atual. Dragão TE  é um reprodutor que alia beleza, conformação racial e produção.

Dragão TE ainda jovem / Foto: Divulgação

Honrando o legado do pai e dando continuidade na evolução do Gir no Brasil, seu pedigree garante fêmeas com produção elevada, que demonstram o potencial do reprodutor e forma leiteira acima da média, com PTA Leite 583,2kg.

“No processo de sucessão familiar, Sansão transmitiu suas principais características superiores para produção de leite, deixando um grande legado e uma genética de consistência comprovada para filhos, como o caso do Dragão TE, hoje considerado o melhor da raça no país e que faz parte da bateria Alta”, explica Guilherme Marquez, Gerente de Produto Leite Nacional da Alta.

Raça Gir Leiteiro

Proveniente da Índia, assim como o Nelore, a raça Gir Leiteiro é uma das mais antigas do planeta. Chegou ao Brasil em 1911 e se concentrou inicialmente no triângulo mineiro.

Uma de suas grandes características é a boa resistência a parasitas, dispensando o uso de medicamentos e carrapaticidas que deixam resíduos no leite.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.