Recria turbinada: aumenta em 30% a eficiência de engorda

Recria turbinada: aumenta em 30% a eficiência de engorda

PARTILHAR
Foto Divulgação.

O período mais crítico na pecuária brasileira, a recria, ganha um modelo de sucesso, a “Recria turbinada” reduz idade ao 1º parto e eleva em até 30% eficiência da engorda.

A recria é considerada a fase mais longa da pecuária de corte atualmente – um processo que pode durar até um ano e meio, passando por “dois tombos” de seca, prejudicando o desenvolvimento dos animais com sua baixa eficiência produtiva. A otimização deste processo foi tema na entrevista com o professor e doutor em medicina veterinária, Guilherme Augusto Vieira.

O especialista organizou um método que chamou de “Manual de Recria Turbinada”, que pode reduzir a idade ao primeiro parto nas fêmeas e acelerar a chegada à fase da engorda no caso dos machos.

“Uma grande maioria dos produtores hoje já faz uma suplementação com proteinado, esses proteinados de baixo consumo, com 0,1% do peso vivo. Mas qual é a nossa proposta, e nós já fizemos isso o ano passado […], o sequestro de bezerro, e nós evoluímos para o que nós chamamos de recria turbinada, que tem justamente o objetivo de encurtar essa recria, acabar com o estresse adicional dos animais e aumentar também a eficiência produtiva”, explicou.

Na prática, o método de recria turbinada consiste na adição de uma mistura múltipla de alto teor de concentrados para que os animais mantenham um crescimento linear, proporcional o desenvolvimento ininterrupto de órgãos, musculatura e ossatura para a formação de novilhas e novilhos precoces.

Vieira frisou que a sistema de recria desenvolvido nada mais é do que um ajuste do processo, apertando critérios do manejo sanitário, nutricional, uso de ração levando em consideração a adaptação dos bovinos, seleção dos animais e uso de planilhas para ter conhecimento dos custos de produção e acompanhamento de índices zootécnicos. O conjunto de ações, conforme comparou o profissional, serve como um catalisador do aumento de eficiência produtiva. “Não existe milagre, existe trabalho e investimento”, reforçou.

Benefícios na cria

Segundo Vieira, ao reduzir a idade ao primeiro parto, o criador pode, na prática, ganhar um ciclo de produção dentro da fazenda. Isso ocorre porque sem restrições nutricionais na recria, a fêmea não tem interrupções de ganho de peso e de desenvolvimento de órgãos, como o próprio útero. O que muitas vezes pode enganar o criador, como advertiu o consultor, é o ganho compensatório, que até engorda a novilha em seu peso ideal para o acasalamento, mas seu útero, pela restrição alimentar em fase anterior, ainda é de um animal infantil. Assim, mesmo que tenha peso bom para o desafio da monta ou IATF, seu índice de prenhez não será o desejável.

Vieira alertou que além de ganhar um ciclo de produção, o criador também tem uma redução expressiva nos seus custos reduzindo idade ao primeiro parto. O veterinário calculou que uma vaca que passa vazia por uma estação de monta pode custar entre R$ 1.000,00 a R$ 1.200,00, contabilizando gastos com capim, manutenção de cerca, sal mineral, entre outros.

Benefícios na engorda

O veterinário revelou que no caso dos machos, além de antecipar a idade de abate, a recria turbinada pode aumentar expressivamente seu desempenho na engorda. “Vários estudos demonstram que quando você tem um crescimento linear desses animais, sem o tal do ganho compensatório, você mantém a velocidade de ganho de peso, a velocidade de desempenho dos animais e ele chega a ter de 20 a 30% de melhor desempenho no confinamento e semiconfinamento. São estudos que demonstram isso. Nesta perspectiva que nós trabalhamos dentro da recria turbinada”, apontou.

Principais erros

Vieira listou em sua entrevista ao programa três principais erros do pecuarista na recria:

– Não ter pastagem de boa qualidade;
– Não fazer suplementação de boa qualidade;
– Não ter critério na compra de bons animais.

Sem estes critérios, que estão previstos no manual de recria turbinada, o produtor não tem o alicerce para chegar ao próximo patamar, indicou o veterinário. “Como você pode colher se você não plantou?”, indagou.

O Manual de Recria Turbinada desenvolvido pelo consultor está disponível pelo site semiconfinamento.com.br.

Com informações do Giro do Boi

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com