Rei dos Muares: Veja o maior criador de mulas e jumentos; vídeo

Rei dos Muares: Veja o maior criador de mulas e jumentos; vídeo

PARTILHAR

Vídeo mostra o maior criador do Brasil, o plantel de “Muares dos Barnabé”, ele é o Rei dos Muares, eleito pelo Compre Rural; Conheça a beleza dos animais!

A família Barnabé de Indaiatuba/SP tem tradição na criação de muares. Na década de 1920, Ário Barnabé já tinha jumentos e éguas Mangalarga Marchador para produzir seus primeiros burros e mulas. Hoje o negócio é conduzido por seu filho Tércio que, aos 69 anos, é um divisor de águas entre os antigos e os novos criadores da região. Conheça o Rei dos Muares do Brasil!

Com uma área total de mais de 380 hectares, dividas em quatro fazendas, o Rei dos Muares, Tércio Barnabé, trabalha com a criação dos muares e também a recria e engorda de bovinos da raça Nelore. Conheça tudo sobre o maior criatório de muares do Brasil.

Nas fazendas Campo Bonito (72 hectares ou 720 mil m²), em Indaiatuba, Santa Helena (1,5 mil hectares ou 15 milhões m²) e São Francisco (17 hectares ou 170 mil m²), em Ourinhos/SP, e São João (290 hectares ou 2,9 milhões m²), em Garça/SP, a família mantém 550 animais, dos quais 10 são jumentos e 35 jumentas da raça Pêga.

O restante são éguas reprodutoras e muares. Nas propriedades se faz também recria (fase após o desmame para melhorar a condição corporal) e engorda de gado bovino Nelore.

O forte da produção de Tércio são os muares de serviço em grande escala, domados ou xucros, conforme a escolha do freguês. Em um só ano, ele vendeu cerca de 600 animais próprios para o trabalho no campo a fazendeiros dos estados de Mato Grosso, Goiás, Amazonas, Pará, Rondônia e Acre, mas tem clientes em diversos outros pontos das regiões Norte e Nordeste do País. Suas mulas de serviço domadas custam R$ 3 mil e xucras R$ 1,5 mil.

Conheça o maior criador de Muares do Brasil

Tércio se lembra de um tempo, na década de 1980, em que os antigos criadores se reuniam em churrascos para confraternização, troca de ideias e negócios. “Havia até um calendário anual e, a cada mês, era num local”.

Além de Tércio, eram frequentadores dessas reuniões: Darci Barnabé (Indaiatuba), Homero Scalet (Indaiatuba), Hermas Monteiro (Indaiatuba), Liberato Mesquiari (Elias Fausto), Arcílio Agarussi (Itu), Cyro Totta (Sorocaba), José Antonio Sanchez (Tatuí), Gim Quinquinato (Jundiaí) e Jurandir Barde Fonseca (Itatiba). Alguns deles faleceram e os demais deixaram as criações.

Os Muares do maior criador do Brasil

Informações de vendas e visitas a fazenda:

Com um plantel de mais de 500 animais em Indaiatuba a 50 min de SP, temos a oferecer a mais diversa variedade entre mulas, burros e jumentos Pega.

Temos mulas para provas de marcha, mulas de Patrão e temos a tropa de serviço (brava e mansa), que são animais para trabalhar no manejo do gado em grandes fazendas.

Fornecemos qualquer quantidade e o comprador pode apartar a tropa da maneira desejada, ex: pelagem, tamanho, idade ou sexo. Temos jumentos novos que ainda não estão cobrindo e jumentos que já estão trabalhando, e com garantia de cobertura.

Vendemos e entregamos para qualquer lugar do Brasil. Para quantidade inferior a 8 animais, contamos com o frete solidário, com um *custo de 600,00 a 1.000,00

Venha nos visitar, será um prazer recebe-lo!
Contatos: Preferencia por WhatsApp
Tercio 019-99772-3222 vivo
Fabricio 019-99777-9400 vivo/WhatsApp
Cesar 019-99820-2111 vivo/WhatsApp

Compre Rural com informações da Revista Campo&Cidade e Chão Brasileiro

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com