Tecnologias geram 1@ a mais por boi confinado

Tecnologias geram 1@ a mais por boi confinado

PARTILHAR
bois em confinamento
Foto: Agrônomo Alan Moreira

Com primeira etapa no dia 3 de agosto, em Álvares Florence (SP), marca Tortuga® lança o Tour DSM de Confinamento 2018.

A Tortuga®, marca da DSM referência em suplementos nutricionais para bovinos, equídeos e pequenos ruminantes, anuncia o lançamento da quarta edição do Tour DSM de Confinamento, com a primeira etapa marcada para 3 de agosto, no confinamento da Valfran Agropecuária, em Álvares Florence (SP). Para este ano, a iniciativa da companhia prevê a realização de 20 eventos (19 etapas, mais encerramento) com participação de mais de 2 mil pecuaristas em nove Estados que estão entre as principais regiões produtoras de gado de corte do País: São Paulo, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, Rondônia, Pará e Paraná.

Em cada uma das etapas, os especialistas da DSM mostrarão aos pecuaristas os resultados da aplicação das tecnologias da empresa sobre os índices zootécnicos dos bovinos confinados e semiconfinados. E os especialistas do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), ligado à Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade São Paulo (Esalq/USP), também participarão para mostrar os resultados do ponto de vista econômico, como a melhora dos níveis de rentabilidade do uso destas tecnologias no confinamento em várias praças, considerando todas as variáveis, desde o custo da terra, do boi magro, da nutrição, chegando ao aumento da receita decorrente da produção de um boi mais pesado e melhor acabado.

Tecnologia exclusiva gera 1@ a mais por animal confinado

Resultados das avaliações realizadas nas edições anteriores mostram que os suplementos nutricionais da Tortuga® para ruminantes terminados no confinamento, como o Fosbovi® Confinamento com CRINA® e RumiStar™, geram animais com uma arroba a mais por bovino, em média. Este alto ganho de peso gera melhores índices de produtividade e maior retorno financeiro aos produtores. “Com a adoção das altas tecnologias da marca Tortuga® na dieta dos bovinos confinados, os produtores conseguem obter o equivalente a um animal a mais a cada 18 bovinos, em média”, comenta o zootecnista Marcos Baruselli, gerente de categoria Confinamento da empresa.

Baruselli cita ainda outros benefícios: melhor eficiência alimentar, redução das taxas de problemas gastrointestinais, como diarreias ou timpanismo; rápida adaptação dos animais; menor taxa de refugo de cocho; aumento do consumo de ração desde os primeiros dias de confinamento; eficiência na digestão; e menor incidência de animais com laminites e acidose. “São benefícios que se estendem para toda a cadeia da carne, partindo dos produtores, passando pela indústria frigorífica e chegando até aos consumidores”, reforça.

Estes suplementos de alta tecnologia da marca foram desenvolvidos a partir de novos conceitos em nutrição mineral e vitamínica e funcionam como uma equilibrada associação de macro e microminerais, incluindo o cromo orgânico, vitaminas lipossolúveis e hidrossolúveis (biotina) e aditivos naturais, como leveduras vivas (CRINA® e RumiStar™), aliados aos Minerais Tortuga®.

Leia também

O aditivo CRINA® é indicado para substituir o uso de antibióticos e ionóforos na ração de bovinos confinados, com vantagens na produtividade animal. O CRINA® não tem prazo de carência, não deixa resíduo na carne e não possui restrições no comércio mundial de carne bovina, sendo recomendado para confinadores que buscam segurança e incrementos de produtividade. O uso do RumiStar™ (enzima alfa amilase pura) proporciona uma melhor ambiência ruminal e reduz a excreção de amido nas fezes, proporcionando melhor eficiência alimentar e redução do custo de produção da arroba produzida no confinamento. RumiStar™ faz a hidrólise do amido no ambiente ruminal, transformando o amido em oligossacarídeos, melhorando todo o metabolismo energético do bovino confinado; produtos com RumiStar™ são indicados para confinadores que trabalham com altos teores de milho ou sorgo na dieta.

Do pasto para o confinamento: Como fazer uma adaptação eficiente

DSM – Bright Science. Brighter Living.™

A Royal DSM é uma empresa global de ciências, “purpose-led” e atuante em Nutrição, Saúde e Vida Sustentável. A DSM está impulsionando a prosperidade econômica, o progresso ambiental e os avanços sociais para criar valor sustentável para todas as partes interessadas. A DSM fornece soluções inovadoras de negócios para nutrição humana, nutrição animal, cuidados pessoais e aromas, dispositivos médicos, produtos e aplicações verdes e novas formas de mobilidade e conectividade. A DSM e suas empresas associadas têm receita líquida anual de cerca de € 10 bilhões com aproximadamente 23.000 funcionários.

Sobre a Tortuga, marca da DSM

Desde abril de 2013, Tortuga passou a ser marca da DSM. A DSM comercializa a linha de produtos Tortuga no Brasil e em 17 países da América Latina, com a exclusiva tecnologia dos Minerais Tortuga, atendendo às exigências de empresários rurais que trabalham na pecuária. Desde sua origem a marca Tortuga tem contribuído decisivamente para o progresso da produção animal do Brasil, tendo introduzido, de forma pioneira, novos conceitos de suplementação nutricional e vitamínica e outras tecnologias indispensáveis para o aumento da produtividade. Com a aquisição da Tortuga, a DSM passou a ser a maior indústria de suplementos nutricionais para animais no Brasil.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com