Touro Nelore líder de sumários Geneplus e PMGZ vai a leilão

PARTILHAR
touro nelore F19 FIV da IPB -- IPB 6553
Foto: Alta Genetics

Touro Nelore é líder nos sumários Geneplus/Embrapa e PMGZ/ABCZ será disponibilizado em 50% de suas cotas em Leilão Virtual Nelore IPB 2021

O Touro de Central da raça Nelore F19 FIV da IPB estará no Leilão Virtual Nelore IPB 2021 neste sábado (12) à partir das 13h00 (horário de Brasília) ao vivo no Canal do Criador. O leilão promovido pelo Nelorista Ulisses Serra Netto da Nelore IPB é uma edição especial, já que o criador celebra 25 anos de seleção, o evento é realizado pela Programa Leilões e retransmitido pela Lance Rural e Remate Web com a Bula e Carvalho assessoria pecuária. Serão ofertados 100 touros Nelore PO que são produtos de FIV, e todos já vem com avaliações genética dos programas de melhoramento Embrapa/Geneplus e PMGZ da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ).

O destaque absoluto do Leilão será a venda o reprodutor Nelore F19 FIV da IPB, o animal que já se encontra na Central Alta Genetics será ofertado em 50% de suas cotas. O touro é líder do Sumário Geneplus com IQG de 70.69 (TOP 0,1%) e Líder do PMGZ com índice iABCZg de 42,21 (DECA 1), filho do REM F22 FIV em vaca Backup (Registro: IPB 6553) nasceu em 19/9/2019.

touro nelore F19 FIV da IPB -- IPB 6553 -avaliacao genetica
Fonte: Geneplus/PMGZ

Vale destacar também que todos os touros que serão comercializados no leilão são frutos de FIV, fertilização in vitro, tecnologia cresce dois dígitos por ano no país. Com o uso da técnica de fertilização in vitro (FIV) na reprodução de bovinos, o caminho da seleção e do melhoramento genético pode ser encurtado em pelo menos três gerações ou cerca de 10 anos de seleção, permitindo rápidos saltos na produção e na qualidade dos animais.

“Ferramentas como a FIV (Fertilização In Vitro) aceleram a produção de animais melhoradores ao contar com profissionais qualificados e receptoras selecionadas.”

Sobre o Nelore IPB

O lema do criatório é “Nelore avaliado com raça”. A fazenda IPB está localizada a 40 km de Campo Grande, no município de Terenos, em MS. O principal objetivo do Nelore IPB, é produzir reprodutores e matrizes PO a campo. O critério de seleção é baseado em fertilidade, precocidade sexual, habilidade materna e rusticidade. Com raça… Muita raça.

As matrizes, em sua grande maioria, são filhas ou netas de raçador Zefec Aballa, líder histórico para precocidade sexual e habilidade materna. Ao cruzar essas matrizes com JANAJUR DO ARROIO, GARIMPEIRO AT e MONUMENTO AT, obtiveram uma base de vacada que nos permite, hoje, usar as mais diversas linhagens que compõe o Nelore moderno.

Os acasalamentos são direcionados para produção de tourinhos, cujos filhos e filhas serão animais de grande carga genética, ideias para expressar toda sua condições de novilhos precoces na pecuária extensiva brasileira. O rebanho é totalmente criado e recriado na brachiaria, e são avaliados desde 1998 pelo programa PMGRN – Nelore Brasil / ANCP.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com