
Moradores relatam o descaso e falta de manutenção na ponte que liga os estados do Tocantins e Maranhão, que desabou neste domingo, 22; As péssimas qualidades do local vinham chamando a atenção e eram denunciadas nas redes sociais e até em trabalhos de escola
No início da tarde deste domingo, 22, a ponte sobre o Rio Tocantins, Juscelino Kubitschek, que liga os estados do Tocantins e Maranhão, na BR- 226, desabou e vitimou mais de 10 pessoas, sendo um sobrevivente e 13 pessoas desaparecidas. De acordo com o Corpo de Bombeiros, pelo menos quatro caminhões, dois deles com material altamente químico, duas motocicletas, um carro de passeio, duas motos e uma caminhonete, caíram no rio no momento do acidente.
Ainda nas primeiras horas, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT divulgou as rotas alternativas para motoristas que passariam no local. Inaugurada em meados de 1960, com mais de 500 metros de comprimento, sendo 140 metros de vão central, a ponte, localizada na parte mais estreita do rio, liga a região norte e sul do país e é fundamental para o escoamento da produção nestas regiões.
Devido ao grande fluxo de veículos, as péssimas qualidades do local vinham chamando a atenção e eram denunciadas por moradores nas redes sociais e até em trabalhos de escola, como o caso de Alexssandro Teles que ainda em 2020 realizou o seu Trabalho de Conclusão de Curso, com base nas más qualidades da Ponte de Estreito, sua cidade natal.
Por meio de fotografias, o estudante mostrou a falta de sinalização no local, capa asfáltica deteriorada, ferros expostos por meio de grandes cavidades, soleira de passeio quebrada, pontos de junção de tabuleiros com grandes desníveis, causando vibrações em quem passava, dentre outros problemas.

Nos últimos dias, as cobranças de moradores para a realização de um laudo técnico da ponte se tornaram frequentes. O professor, Edilson Brustolon, chegou a alertar as autoridades um dia antes da tragédia. “Se esse local por ventura vier a cair, as autoridades não poderão dizer que nós não alertamos e até cobramos um posicionamento. Essa ponte nos preocupa e a falta de reparos também”, disse Edilson por meio do vídeo divulgado.
Já o vereador da cidade de Aguiarnópolis gravava um vídeo no momento do acidente, mostrando a situação no local. “Sofremos com isso há anos, aqui podemos ver as tantas rachaduras e os grandes buracos no asfalto. Precisamos de uma ação imediata antes que aconteça uma tragédia”, pontuou Elias Júnior, antes de sair correndo após o início do acidente.
O ministro de Infraestrutura de Transporte e os governadores do Tocantins e Maranhão determinaram uma força-tarefa e mobilização imediata de equipes para prestar apoio e suporte a todas as vítimas que resultaram do desabamento. As autoridades anunciaram uma visita técnica no início da manhã desta segunda-feira, 23.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Justiça defere recuperação judicial de grupo proprietário da Agropecuária Santa Mônica
Devedores agora têm a responsabilidade de elaborar um único plano de recuperação a ser votado pela assembleia de credores
Ratinho diz por que deixou de criar gado em suas fazendas em revelação “bombástica”; vídeo
O apresentador do SBT, Ratinho Massa, possui um verdadeiro Império Rural e durante a conversa, ele afirmou que já esteve mais envolvido com a criação de gado, mas decidiu diminuir sua atuação no setor pecuário, mantendo apenas uma pequena parte do seu rebanho
Grupo Mira Transportes e Logística pede recuperação judicial após trajetória de 46 anos
Grupo Mira Transportes e Logística de Roberto Mira entra em recuperação judicial após 46 anos de atuação e destaque no setor de logística
Frete rodoviário cai 0,54% em agosto, mostra IFR
A queda é atribuída à contração de setores industriais e à redução na demanda causada pela política tarifária dos Estados Unidos.
Continue Reading Frete rodoviário cai 0,54% em agosto, mostra IFR
Nota da Afagro sobre a contratação de temporários
Concurso público de caráter efetivo em prol da contratação de temporários para as áreas de defesa e inspeção da Seapi é cancelado.
Continue Reading Nota da Afagro sobre a contratação de temporários
Imposto Territorial Rural: prazo de declaração vence em 30 de Setembro; Veja as novidades
Advogado lista as diferenças na declaração em relação ao ano anterior e alerta que proprietários de imóveis rurais precisam ficar atentos às novas regras.