Turbine sua pecuária a pasto gastando menos

Turbine sua pecuária a pasto gastando menos

PARTILHAR
Foto Divulgação.

A pecuária a pasto, corte ou leite, ainda é predominante no país. Aumentar a sua produtividade é sempre um desafio. Veja a forma mais barata de aumentar essa produtividade da pecuária a pasto!

Em entrevista o engenheiro agrônomo Thiago Piccin Duarte de Souza, consultor técnico da empresa de implementos agrícolas Piccin, falou sobre a diferença no preparo de solo para a reforma ou recuperação de pastagem.

“Cuidado com o solo nunca é demais. Eu, como engenheiro agrônomo, gosto de falar que o solo tem que estar sempre impecável.[…] Então se tem um jeito mais barato de você melhorar a sua produtividade é cuidando do seu solo”, resumiu Piccin.

Mais de ⅓ das fazendas de pecuária de corte têm prejuízo e o problema esta relacionado ao manejo do solo e pastagens, afetando a produtividade!

O especialista comentou a informação de que, no Brasil, mais de ⅓ das fazendas de pecuária de corte têm prejuízo, e relacionou o problema com o manejo do solo.

“É um grande indicativo de que problemas no sistema de produção do gado estão acontecendo. E se você parar para pensar, o pasto é um pilar deste sistema. Se o pasto não é bem cuidado e o solo não é bem cuidado, com certeza o produtor vai ter prejuízo ou o lucro vai bem menor do que ele teria se estivesse tudo certo”, disse.

O agrônomo deu dicas para o produtor observar seus piquetes e tomar a melhor decisão entre reformar e recuperar. No caso de haver possibilidade da fazer a recuperação, o uso de um escarificador de solo é essencial por conta da compactação natural que os animais causam no solo. “A compactação é o principal dilema a ser enfrentado”, alertou.

Dependendo do implemento utilizado, a recuperação do pasto, fazendo escarificação e jogando a semente com adubo, pode ser feita com uma única operação. Já a reforma exige mais etapas, cerca de seis ao todo, o que acaba encarecendo o processo.

“A Piccin tem um escarificador que pode ser usado na recuperação de pastagem hoje que ele vem até com uma caixa dosadora de sementes e adubo, então isso diminui até uma operação. Você faz uma operação só para descompactar o solo, já distribuo e incorporo porque atrás deste escarificador já tem um rolo destorroador, que ele já dá o tombo da semente, coloca lá para baixo e assim você não precisa se preocupar em fazer a operação de entrar com distribuidor de semente e adubo dentro da área”, detalhou.

Distribuidor de adubo e semente – DSAP

O Distribuidor de Sementes e Adubo Piccin é um acessório desenvolvido para ser utilizado nos EPCR-300. Esta combinação entre escarificador e distribuidor de sementes/adubo é perfeita para aumentar a produção e diminuir os custos do agricultor pois, além de todos os benefícios do escarificador, o acessório garante a distribuição de sementes/adubo na mesma operação com o trator, em área total.

O sistema hidráulico de transmissão do Distribuidor de Sementes e Adubo possui um bloco hidráulico, com manípulo de regulagem de vazão, para atingir todas as faixas necessárias de rotação no motor e eixo dos dosadores, a fim de atender as quantidades de adubo/semente necessárias a serem distribuídas por hectare (de 8 a 120kg/ha).

Os dosadores possuem eixos helicoidais, para garantir homogeneidade na distribuição do material e evitar danos às sementes. Este material, após passar pelos dosadores, são conduzidos pelos mangotes, até colidirem nos espalhadores, para assim garantirem excelência na distribuição.

Compre Rural com informações do Giro do Boi e Piccin

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com