Ucrânia: 280.000 to de alimentos serão exportados para o Programa Mundial de Alimentos

“Graças a parceiros das Nações Unidas, outras 190 mil toneladas de grãos já foram compradas para posterior exportação para os estados do continente africano”.

Cerca de 280 mil toneladas de produtos agrícolas serão exportadas em um futuro próximo dos portos ucranianos para o Programa Mundial de Alimentos (PAM) sob um acordo mediado pela ONU, disse o Ministério da Infraestrutura ucraniano na noite de quarta-feira.

O presidente russo, Vladimir Putin, disse na quarta-feira que a Rússia e o mundo em desenvolvimento foram “enganados” pelo acordo e que ele queria revisar o acordo, já que as exportações ucranianas não estavam indo para os países mais pobres do mundo como originalmente planejado.

A Ucrânia, no entanto, diz que cerca de 2,37 milhões de toneladas de alimentos já deixaram seus portos do Mar Negro, incluindo 1,04 milhão de toneladas para países asiáticos e 470.000 toneladas para países africanos.

“Graças a parceiros das Nações Unidas, outras 190 mil toneladas de grãos já foram compradas para posterior exportação para os estados do continente africano”, disse o ministério em comunicado. Não deu detalhes sobre as outras 90.000 toneladas de alimentos a serem exportados.

As primeiras exportações desta parcela serão no graneleiro KARIA ANGEL, um navio fretado pelo PMA que está passando por inspeção em Istambul, disse.

“Após a verificação, será colocado para carregar 30.000 toneladas de trigo no porto de Chornomorsk”, disse o ministério.

Um assessor presidencial ucraniano disse na quarta-feira que a Rússia não tem motivos para revisar o acordo histórico que permite à Ucrânia exportar grãos de portos do Mar Negro e que os termos do acordo de guerra estão sendo estritamente observados.

As Nações Unidas, auxiliadas pela Turquia, intermediaram um acordo histórico em 22 de julho entre a Rússia e a Ucrânia que reiniciou as exportações de grãos e fertilizantes do Mar Negro de Kyiv. 

Fonte: Reuters
Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM