Vacas morrem atingidas por raio durante temporal

Vacas morrem atingidas por raio durante temporal

PARTILHAR

Quatro vacas que estavam prenhas não resistiram ao serem atingidas por raio. Prejuízo para o proprietário é de R$ 16 mil, conforme a Emater. Veja os detalhes!

Quatro vacas morreram atingidas por um raio na madrugada desta quinta-feira (30) em Erval Seco, no Norte do Rio Grande do Sul. De acordo com o extensionista rural da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RS) Dieter Windmoller, elas estavam prenhas.

Conforme o técnico, os animais ficavam soltos em uma propriedade privada, em espaço delimitado por piquetes, e procuraram abrigo embaixo de uma árvore que estava dentro do local durante um temporal.

“Elas se protegeram nas árvores que ficam dentro dos piquetes”, diz Windmoller. O técnico ainda explica que, por estarem prenhas, estavam separadas do resto do rebanho, pois não podem ser ordenhadas nos últimos 60 dias antes do parto.

vacas mortas por raio
Animais eram criados dentro de piquetes, e estavam separados do rebanho pois não estavam sendo ordenhadas — Foto: Dieter Windmoller/Emater

Segundo o técnico, as vacas estavam a uns 10 metros da cerca e, mesmo assim, foram atingidas. O prejuízo foi de R$ 16 mil.

O extensionista rural recomenda que os produtores evitem cercas muito compridas e árvores dentro dos piquetes.

“Mas é difícil, pois os animais normalmente procuram esses locais pra se abrigar. Nesse caso estavam a uns 10 metros da cerca e mesmo assim foram atingidas. O raio pegou no chão próximo a árvore onde estavam”, afirma.

Fonte: G1

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com