Veja os prejuízos causados pela mosca-dos-chifres na pecuária

Mosca-dos-chifres afeta produtividade de bovinos e causa prejuízos financeiros a pecuaristas; perdas que podem chegar a 40 quilos de peso vivo por animal

Uma infestação de mosca-dos-chifres, parasita que ataca com muitas picadas dolorosas, causa desconforto e irritação nos bovinos, o que afeta a produtividade do gado e, segundo dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), causa prejuízos financeiros imensos à pecuária brasileira – cerca de R$ 1,6 bilhão por ano –, além de perdas que podem chegar a 40 quilos de peso vivo por animal afetado.  

“A mosca-dos-chifres incomoda muito o rebanho. Uma única fêmea da mosca pode atacar o animal mais de 40 vezes por dia, deixando o gado irritado e interferindo negativamente no seu desempenho. Mais do que prejuízo ao bem-estar, essa interferência causa impacto grave nos resultados econômicos dos pecuaristas”, afirma Antônio Coutinho, gerente de marketing para grandes animais da Vetoquinol Saúde Animal.

De acordo com Coutinho, o parasita, cujo nome cientifico é Haematobia irritans, está afetando cada vez mais e de maneira mais intensa os bovinos do país. Fora a perda de peso, o problema reduz em até 20% a produção de leite. Ainda há a desvalorização do couro, que fica “machucado” pelas picadas das moscas.

“Disseminada por todo o território nacional, a mosca-dos-chifres tem ciclo de parasitismo de 3 a 7 semanas, com capacidade de voo de até 25 quilômetros. Esses hematófagos fazem a deposição de ovos sobre fezes frescas – em média, 300 ovos por postura –, ampliando significativamente a disseminação. Para evitar o parasita, a utilização de brincos mosquicidas é fundamental”, explica Antonio Coutinho.

vaqueiro pecuarista tocando o gado senepol - fotao
Foto: Senepol Da Barra

Para auxiliar o pecuarista no combate da mosca-dos-chifres, a Vetoquinol – uma das 10 maiores indústrias veterinárias do mundo – desenvolveu uma nova geração de brincos mosquicidas: trata-se de Fiprotag 210, que tem formulação inovadora com associação exclusiva dos princípios ativos fipronil e diazinon, além de oferecer proteção por até 210 dias, com carência zero para o abate e para a produção de leite.

“Essa nova geração de brincos tem rápida ação com proteção prologada e deixa o gado limpo, protegido e pronto para ter o desenvolvimento esperado. Com o uso de um brinco por animal, na parte central do pavilhão auricular, a mosca-dos-chifres deixará de ser preocupação e o gado reestabelece seu bem-estar”, finaliza o especialista. Fiprotag 210 foi reconhecido pela terceira vez consecutiva pelos pecuaristas com o prêmio Top List Rural.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM