Você enxerga as diferenças entre os animais da foto?

Você enxerga as diferenças entre os animais da foto?

PARTILHAR
comparacao de cruzamentos
Foto: Roberto Barcellos

Em postagem nas redes sociais, Roberto Barcellos, explica a diferença em graus de sangue em cruzamento e qual impacto traz isso na qualidade da carne

O mundo de possibilidades e a revolução que o cruzamento entre raças trouxe para a pecuária brasileira. O cruzamento entre raças, prática que ganhou força a poucos anos, é um grande passo para uma pecuária mais lucrativa e, por esse fato, considero como sendo a “Revolução Industrial” da pecuária brasileira. Um marco na mudança da forma de produzir proteína animal.

E dentro do assunto cruzamento, muitos pecuaristas se perguntam, qual o melhor cruzamento, ou até, qual o animal produto do cruzamento é mais lucrativo.

Bom nas imagens a seguir não iremos falar de dinheiro, mas sim das diferenças raciais (fenótipos dos animais) nos cruzamentos, o autor é nada mais nada menos que um dos maiores especialistas de churrasco do país, Roberto Barcellos, proprietário da BBQ Secrets que se especializou em cortes especiais de bovinos para os apaixonados por churrasco.

Se você não enxergar as diferenças, tudo bem. Se enxerga, muito bom, você já pode selecionar os melhores animais que irão proporcionar as melhores carnes e os melhores churrascos.

Todas as diferenças descritas, influenciam significativamente as características de maciez, sabor e suculência que essa carne pode atingir.
Obviamente, não é tão simples assim, mas apenas uma brincadeira para mostrar as preocupações que as marcas de carne precisam ter para padronizarem o seu produto final.

comparacao de cruzamentos
Foto: Roberto Barcellos
Foto: Roberto Barcellos
comparacao de cruzamentos
Foto: Roberto Barcellos
comparacao de cruzamentos
Foto: Roberto Barcellos
comparacao de cruzamentos
Foto: Roberto Barcellos

Depois de compartilhar o material, o profissional recebeu várias perguntas, nós resolvemos reproduzir algumas aqui:

Classifique os animais quanto a qualidade de carne “teoricamente”

@rrbarcellos Impossível. Temos que obedecer a curva de crescimento e a herança genética. Já tive novilhas com 25% Angus / 75% Nelore com mais marmoreio, maciez, sabor e suculência do que 100% angus.

O que o frame influencia na qualidade? Todos esses animais tem padrões semelhantes de % de gordura quando vc passa o ultrassom?

@rrbarcellos Se o objetivo for 28% de gordura na carcaça, o animal de frame pequeno alcança esse nível com 100 a 150 kg mais leve que o animal de frame maior. O ultrassom é justamente para avaliarmos os níveis de gordura e marmoreio e predizer o tempo de engorda para atingir o objetivo, separando indivíduos em lotes.

Acho muito difícil alguém saber o grau exato de sangue zebu x taurino nesse nível de detalhe só no “olho”.

@rrbarcellos Não é tão difícil. Concordo que o fenótipo pode apresentar pequenas diferenças no mesmo grau de sangue. Mas características de cupim, chanfro e animal mais pernalta não tem como negar o maior sangue zebu. Pelo na orelha e na franja mostra animais mais europeus. Neste caso sabemos os detalhes pois sabemos a origem dos cruzamentos.

Explique sobre esse % de raça, como se chega nesse 62,5% Angus?

@rrbarcellos

  • Vaca Nelore x touro Angus = 50% angus;
  • Vaca 50% angus x touro Nelore = 25% angus;
  • Vaca 25% angus x touro Angus = 62.5% angus.

Prefiro esse caminho pois trabalhamos com toros de raça pura.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Fundador e editor do Compre Rural, pós graduado em Consultoria Web, especialista SEO e aspirante a produtor rural.