As 10 coisas que só quem morou na roça conhece

As 10 coisas que só quem morou na roça conhece

PARTILHAR
@carlabakuriosartesanato

Siga com a gente e acompanhe, agora, as 10 coisas que só quem morou na roça conhece. Quais dessas você mais tem saudade? Conte pra gente!

Sem dúvidas, quem já morou ou ainda tem o privilégio de morar na roça, sabe que essa é uma experiência única, capaz de marcar todas as fases da vida de uma maneira especial e influenciar no nosso estilo de vida e, até mesmo, no nosso caráter.

Isso porque, a vida no campo é muito diferente da cidade. Embora existam algumas dificuldades relacionadas ao acesso ao a locomoção, a verdade é que morar no campo é algo que todo deveriam experimentar, afinal, o contato com a natureza, a liberdade, a proximidade com as coisas mais simples deveriam estar presentes na vida de todos, mesmo que por alguns dias.

Enfim, siga com a gente e acompanhe, agora as 10 coisas que só quem morou na roça conhece.

1. Comidinhas diferenciadas no fogão à lenha

De fato, roça é sinônimo de comida boa e fogão à lenha. Não há como negar que o sabor dos alimentos, naquela estrutura de barro, fica totalmente diferente dos fogões tradicionais. Se tiver ainda uma panela de barro, aí não tem pra ninguém. Aoo, saudade do franguinho caipira.

2. Colher as frutas direito dos pés

Sem dúvidas, comer uma fruta que foi colhida direto do pé é muito diferente de consumir os vegetais que compramos em hortifruttis e supermercados. Os frutos, livres de qualquer tipo de agrotóxico ou forma de industrialização, são mais naturais, mais suculentos e parecem, até mesmo, mais docinhos.

3. Recolher os ovos das galinhas

Embora seja um grande desafio pegar os ovos dessas aves sem irritá-las, não dá para negar que essa experiência é muito especial. De fato, essa “colheita” nos faz lembrar o quanto a natureza é perfeita e entender tudo aquilo que ela nos oferece.

4. A companhia constante da natureza

Ao contrário das grandes cidades, cercadas por concreto e asfalto, a vida na roça proporciona um grande contato com a natureza. Afinal, no campo, pisamos na terra, respiramos ar puro e vimos verde por onde olhamos. Além disso, podemos tomar banho de rio, colher as frutinhas do pé e curtir boas trilhas e cachoeiras.

5. Tirar o leite da vaca

Com certeza, quem é da cidade e nunca tomou um leite direto da vaca, pode estranhar o sabor. Mas, quem já morou na roça e está acostumado com a prática, sabe o quanto esse gosto fresquinho e saudável e não troca por nenhum leite de caixinha.

6. Moringas de barro

Consideradas pelos roceiros a melhor forma de deixar a água protegida, as moringas de barro ainda traziam aquele gostinho peculiar bem lá no fundo que era o diferencial para saciar a sede.

7. Quadros de família

De fato, se você entrou numa casa de roça sem quadros de família, provavelmente, entrou na casa errada. Os quadros que apresentam os entes queridos com fotos antigas penduradas nas paredes são os verdadeiros retratos da vida do campo.

8. Comidas Saudáveis

Já reparou o quanto os vegetais orgânicos são caros na cidade? Na roça, é possível ter acesso a um cardápio vasto, natural e muito saudável. Galinhas e ovos caipira, carnes fresquinhas e diversos vegetais totalmente puros, sem nenhum tipo de pesticida.

9. Contato com os animais

Sem dúvidas, o contato constante com os animais está entre as coisas mais legais de quem já morou no campo. Por lá, o que não faltam são bois, vacas, porcos, cavalos, galinhas e diversos outros bichos. Com o contato frequente, a gente aprende a entender o ciclo de vida desses companheiros e também a apreciar cada uma de suas características e peculiaridades.

10. Fim de tarde na varanda

Ao contrário da cidade, quem mora na roça não precisa de portões enormes ou cercas elétricas, por isso, as casas com amplas varandas de frete para as ruas são tão comuns. Quem se lembra de sentar em uma delas no final da tarde para observar o movimento e encontrar a vizinhança?

Enfim, sentiu saudades do campo após lembrar de todas essas cosias? Nós também! Conte para nós dos comentários o que você mais sente falta da vida na roça!

Fonte: 7MBoots

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com