ABS mantém liderança do sumário de touros Girolando

ABS mantém liderança do sumário de touros Girolando

PARTILHAR
Foto: Divulgação

Touro Lupi Aftershock obteve a primeira posição para transmissão de produção de leite; Galáctico também foi destaque, assim como ICH Remador, nas avaliações genômicas

A Associação Brasileira dos Criadores de Girolando divulgou o novo Sumário de touros da raça. Os resultados da avaliação mostram que a ABS mantém a sua liderança – o touro ICH Lupi Aftershock foi elencado o melhor touro para capacidade de transmissão de leite.

“Lupi possui um PTAL de 1546 kg de leite, com 83% de acurácia. Além disso, também apresenta outra característica importante: o PTA IPP que antecipa a idade ao primeiro parto em 24 dias”, revela o coordenador de Produto e Atendimento ao Cliente Leite da ABS, Fernando Rosa.

Segundo ele, Lupi não foi o único touro bem avaliado do sumário. “Outro touro que se destacou foi o Galáctico, que ficou na quarta posição para maior capacidade de transmissão de leite da raça Girolando, com PTAL de 1023 kg de leite e 91% de acurácia, bem como um PTA IPP que antecipa a idade ao primeiro parto em nove dias”, conta.

Galáctico foi fruto de um acasalamento dirigido pela ABS por meio da ferramenta GMS (Genetic Management System), e também possui informações Cornerstone, dados exclusivos da ABS em relação ao fenótipo, que permitem a identificação da superioridade nas características de pernas e estrutura corporal.

O touro também possui o gene para produção de beta-caseína A2A2 e é filho da vaca Elegância, que registrou a segunda maior produção vitalícia de leite da raça.

Destaque na genômica. Considerando o ranking das avaliações genômicas, a ABS também se consolidou como líder – no Girolando 3/4, o touro ICH Remador ficou na primeira posição, com GPTA Leite de 1914 kg de leite. Já no Girolando 5/8, o touro ICH Ritmo Butler foi o segundo colocado, com GPTA Leite de 1946 kg.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com