PARTILHAR

Saiba como e de que maneira melhor aproveitar o transporte dos seus animais por peso e/ou tipo de caminhão, listamos os tipos, tamanhos e capacidades.

O chamado do berrante, a fim de reunir o gado em comitiva, ainda ecoa por alguns campos brasileiros, principalmente nos estados do Mato Grosso e Rondônia. Hoje, porém, a convocação mais comum é o ronco do caminhão, meio de transporte utilizado pela maioria dos produtores para levar esses animais de uma fazenda a outra ou ao frigorífico.

Independentemente da distância, a preparação é uma das principais medidas para assegurar uma viagem tranquila, sem prejudicar o animal. Há uma série de cuidados que devem ser observados no transporte de gado.

Cuidados antes do embarque do gado


A primeira delas é o manejo pré-abate, quando o gado ainda está na fazenda. Ao recolher os animais para efetuar a pesagem, deve-se evitar o uso de recursos que possam estressar o animal, como choque elétrico ou aguilhão. O ideal é fazer essa movimentação no dia anterior ao embarque, para que eles possam descansar.

  1. Animais estranhos (que nunca conviveram) são mantidos separados;
  2. As especificações do transporte, incluindo o número de cabeças, devem constar na Guia de Transporte Animal (GTA);
  3. Cada viagem precisa de uma nova GTA que autorize a operação;
  4. O embarcadouro tem que ser todo fechado nas laterais, e o último lance deve terminar no mesmo nível do caminhão para evitar que o animal pule;
  5. Verificar o caminhão: “A carroceria deve ser bem adaptada, sem ponta de prego, parafusos ou lascas de madeira que possam causar lesões”;
  6. O piso deve ser antiderrapante, para que não haja risco de os animais escorregarem durante o transporte;
  7. A viagem deve ser iniciada somente 15 minutos depois da finalização do embarque, para que o gado esteja acomodado no caminhão.
embarcador de gado bruto tronco de madeira
Embarcador caprichado

As viagens costumam ser feitas num raio de 250 a 300 quilômetros, assim, o gado é embarcado e chega ao destino no mesmo dia. Mas alguns transportes podem ser feitos entre distâncias maiores. Nesse caso, o melhor é parar a cada duas horas para checar os animais e dar água e comida.

Capacidades dos caminhões boiadeiros

capacidade-do-caminhao-boiadeiro1

Para facilitar, os bezerros ficam na faixa entre 160kg e 250kg, garrotes e novilhas entre 250kg e 360kg, acima desses pesos temos boi gordo e magro, além das vacas.

Tipos de caminhão boiadeiro

Pra facilitar vamos listar aqui, com fotos, todo os tipos de caminhão boiadeiro, na tabela acima não tem o caminhão toco, aproveitamos para colocá-lo em primeiro lugar.

Caminhão toco boiadeiro

caminhao toco boiadeiro
Foto: Divulgação

Existem vários tamanhos e modelos de caminhões menores que o truck, na foto acima podemos ver um Ford Cargo modelo 816 com 6.20 metros de comprimento. Ele tem a capacidade de carregar entre 20 e 25 bezerros e 10 bois gordos.

Truck Boiadeiro

truck boiadeiro
Truck Boiadeiro / Foto: Carrocerias Boiadeiro

Caminhão boiadeiro: é versátil e fácil de embarcar, mas me preocupa a idade média da frota, que passa de 20 anos. A desvantagem é que só leva de 16 a 18 bois gordos e encarece o frete. Tem a capacidade de levar 40 bezerros de desmama e entre 16 e 18 bois gordos.

Carreta Boiadeira baixa

carreta boiadeira
Carreta Boiadeiro 1 Pavimento mista Alumínio e Aço / Foto: Carrocerias Boiadeiro

Normalmente essas carretas tem entre 15 e 18 metros de comprimento, 2,6m de largura e 1,9 m de altura interna, 2 eixos. É a melhor opção no mercado do Brasil. Leva mais de 30 bois e é rápida para embarcar e para desembarcar.

Carreta Alta 2 Pavimentos, 3 eixos

carreta boiadeiras 2 pavimentos 3 eixos
carreta boiadeiras 2 pavimentos 3 eixos / Foto: Carrocerias Boiadeiro

Semireboque para transporte de gado de 2 pavimentos fabricado em aço e/ou alumínio com ou sem elevador. O problema do embarque em carretas de 2 andares está no desnível do piso inferior (há um degrau) e na rampa para o segundo piso que se não estiver em linha reta em relação à boca do embarcadouro, causará enorme transtorno no embarque. Tem a capacidade de levar 100 bezerros de desmama e entre 35 e 40 bois gordos.

Valor de frete de caminhão boiadeiro

Essa é uma questão bastante regionalizada, o que normalmente é acordado entre o proprietário do gado e o caminhoneiro é o valor do quilometro rodado, a tabela abaixo reflete valores do sul do país (valores extraídos do site Lund Negócios).

valores frete caminhao boiadeiro
fonte: Lund Negócios

Publicada novas regras para o transporte de animais

Dúvidas sobre os modelos e capacidades?

Informe abaixo seus dados e sua dúvida que prontamente iremos responder.


Importante informar a sua cidade também.

Com informações de Paulo E. F. Loureiro, Blog do Caminhoneiro e Carrocerias Boiadeiro.

-- conteúdo relacionado --

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com