Sumários de Touros e de Fêmeas da Raça Girolando 2020

Sumários de Touros e de Fêmeas da Raça Girolando 2020

PARTILHAR
Foto: JCN Assessoria

Os Sumários de Touros e de Fêmeas da Raça Girolando – Avaliação Genética e Genômica foram lançados durante a Megaleite na TV

Este é o segundo ano que as PTAs (Habilidade Prevista de Transmissão) genômicas dos touros Girolando são divulgadas. Este ano, o documento traz 121 touros com avaliação genômica, quase o dobro do ano anterior. Em 2019, foram publicados resultados para 62 touros.

Outra novidade é a divulgação dos resultados das avaliações genéticas e genômicas para a característica intervalo de parto. A expectativa é de que o uso dessas informações pelos produtores resulte no progresso genético dos rebanhos nacionais.

Desde quando foi criado, em 1997, até hoje, o Teste de Progênie já testou 179 reprodutores integrantes dos 16 primeiros grupos. Outros 195 reprodutores cujas doses de sêmen foram distribuídas no período de 2012 a 2020 integram outros dez grupos que se encontram em fase de teste.

Já o Sumário de Fêmeas traz os resultados de PTAs genômicas para produção de leite de fêmeas com idade inferior ou igual a 24 meses (antes o limite era 36 meses). Outra novidade desta edição 2020 é a divulgação dos valores de GPTAs e PTAs para as características de intervalo de parto e idade ao primeiro parto na Avaliação Genética e Genômica de Vacas Girolando.

Desde maio de 2020, os rebanhos participantes do Serviço de Controle Leiteiro estão coletando amostras de leite para que sejam realizadas análises para gordura, proteína e contagem de células somáticas. Com isso, futuramente será possível realizar as avaliações genéticas e genômicas para estas características.

Ranking Nacional 2019 – Modalidade Rebanho

Pelo quarto ano consecutivo, a Girolando divulga o Ranking Nacional – Modalidade Rebanho. A edição de 2019 conta com a participação de 359 rebanhos ativos no serviço de controle leiteiro oficial em 2019, foram utilizadas 23.647 lactações encerradas entre o período de 1 janeiro a 31 de dezembro de 2019.

O ranking de rebanhos é dividido em 10 categorias, as categorias são divididas em 6 classes conforme o número de animais participantes. São divulgados os 5 rebanhos de melhor classificação dentro da classe.

O ranking de rebanhos tornou-se hoje uma referência para os criadores de Girolando que buscam melhorar seus indicadores e como consequência elevar a rentabilidade do seu negócio.

Essa é uma ferramenta de seleção importante, pois atualmente a pecuária leiteira enfrenta o desafio de margens cada vez mais estreitas. A melhoria dos indicadores zootécnicos, buscando incremento de produtividade e ganho em escala de produção, é fundamental para manutenção do produtor na atividade.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com