Associação fomenta projeto carne de qualidade do Zebu

Associação fomenta projeto carne de qualidade do Zebu

PARTILHAR
Foto: Fazenda Diamante Verde

Bezerros participantes do programa ‘Zebu: Carne de Qualidade’ passam por pesagem; previsão da ABCZ é de que nas próximas edições todas as raças zebuínas sejam contempladas

Esta semana foi marcada por mais uma importante etapa do programa ‘Zebu: Carne de Qualidade’, desenvolvido pela ABCZ e parceiros. Na manhã de hoje, os mais de 100 animais participantes passaram por nova pesagem na Fazenda Experimental da ABCZ- Orestes Prata Tibery Júnior. Considerando as demais pesagens programa, incluindo também a de entrada e inicial, essa já é a quarta avaliação de peso dos exemplares, e os resultados obtidos têm mantido o padrão de superioridade dos animais.

“Nós entendemos que essa prova a pasto está dentro da expectativa, e vamos registrar um ganho de peso tanto na seca quanto nas águas, nos dando toda a certeza de que iremos concluir bem o projeto, unificando importantes pilares que são: eficiência a pasto, lucratividade no confinamento, além de sustentabilidade e sabor a carne”, destaca Lauro Fraga, gerente de Melhoramento Genético da ABCZ.

Ele revela ainda que, dessa vez, o processo contou com uma novidade, que promoveu a integração entre programas e serviços da ABCZ. É que para o gerenciamento das informações do ‘Zebu: Carne de Qualidade’, está sendo utilizado o software Produz. O ‘Bolsa de Mercadorias’ também está presente, já que foi incorporada ao trabalho, uma tecnologia que permite identificar cada animal que sobe na balança, por meio da leitura digital de brincos colocados nos bezerros. A identificação acontece por meio de um bastão que, ao se aproximar de cada animal, realiza a leitura das informações.

“Esse produto é o que está atualmente disponível no ‘Bolsa de Mercadorias’, e o que estamos promovendo aqui é uma integração, tanto de controle administrativo, com o nosso software, como também a facilidade do manejo para a identificação desses animais, com um sistema interligado ao Produz,” complementa Thaynara Freitas Ribeiro, supervisora do Produz.

Além de membros da equipe da ABCZ, a pesagem também contou com a participação de representantes de algumas entidades parceiras na realização do programa. Entre eles, o pesquisador da Epamig, Leonardo Oliveira, que acompanha diretamente o manejo e a nutrição dos animais. “Nós fizemos um planejamento para que nessa fase inicial pós-desmama, esses animais pudessem ganhar ao redor de 700 gramas durante o período seco do ano. Dessa forma, o manejo proporcionado está permitindo que a gente consiga manter esse planejamento. A média de ganho, do início da prova até hoje, está na faixa de 670 g/dia, que está dentro do planejamento, com manejo de pastagens e suplementação”, destaca.

Zebu: Carne de Qualidade

Nesta, que é a primeira edição do ‘Zebu: Carne de Qualidade’, participam exemplares de bezerros Nelore, que foram doados por criadores de todas as regiões brasileiras. Somando todas as etapas do programa, a previsão é de que ele tenha duração total de 14 meses, com três etapas bem pontuadas. São elas, uma prova de ganho de peso a pasto, que segue em desenvolvimento, outra em confinamento, e, finalizando, um abate técnico.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.