PARTILHAR

O tema que tem ganhado força dentro da pecuária e que deve ser levado em consideração para quem deseja ser vencedor dentro da agropecuária

Bem-estar animal, um tema que a muito se conhece, mas que pouco se discutia. Atualmente ele é um dos pilares para quem deseja ser bem sucedido dentro da pecuária. Além disso, são inúmeros os congressos e pesquisas que vem aprimorando essa tecnologia para a “nova pecuária“.

O principal ponto de toda essa história, que nem sempre é levado em consideração, é que, quando trabalhamos os animais com técnicas de bem-estar, estamos também garantindo a segurança e reduzindo os riscos de quem faz o manejo desses animais.

Segundo Mateus Paranhos, grande especialista do tema, tratar bem os animais é fundamental porque isto é BOM. Ele ainda ressalta que as propriedades que utilizam essas técnicas visam, além do bem estar do animal, temos uma redução das perdas produtivas, uma melhor qualidade da carne e ampliação das oportunidades comerciais, conquistando mercados mais exigentes.

Primeiro-curso-de-manejo-racional-em-mangueiro-2
Foto: Marca Peixe Faz. Bálsamo

Quem diz por ai que “existe um custo muito grande fazer isso”, infelizmente está coberto de equívocos. Utilizar essas técnicas não há necessidade de grandes investimentos, o principal ponto para que essa tecnologia dê certo se chama “mão de obra qualificada”. Ou seja, precisamos coloca pessoas que gostem e que tenham habilidade para realizar essas tarefas.

“A promoção do bem estar animal depende de todos nós!”

Foto Divulgação

Durante o Interconf 2018, realizado pela Assocon em Goiânia, foi lançado o manual “Boas Práticas de Manejo – Confinamento” pela JBS. Preocupados com o bem-estar animal, a JBS possuí além da cartilha, uma série de outros materiais que abordam o tema dentro do seu site. Clique aqui e confira tudo isso, permitindo baixar esses conteúdos para serem colocados nos currais e escritórios das propriedades.

Principais pontos abordados dentro do manual:

Além do manual, a JBS ainda disponibilizou aos participantes um pôster para ser fixado no curral e bandeiras de manejo para os funcionários conduzirem a boiada.

Foto Divulgação.

Ressaltamos ainda a grande importância de todos os envolvidos na cadeia da carne estarem cientes e levarem o tema a sério. Dessa forma iremos alcançar novos mercados e garantir a credibilidade do nosso produto frente aos nossos concorrentes.

Leia também:

A JBS está fazendo o seu papel, mas precisa do apoio de todos para garantir uma carne de qualidade, produzida com bem-estar e sustentabilidade. Faça parte dessa grande mudança na pecuária.

Adriane Zart: O bem-estar animal mudou minha vida

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com