Boi gordo “some” no melhor mês de preço da arroba

Boi gordo “some” no melhor mês de preço da arroba

PARTILHAR
touros nelore pasto verde
Foto: AGROJEM

Segundo dados estatísticos apresentados por consultoria o mês de novembro é marcado sempre por conquistar recordes máximos do preço da arroba do boi

Se voltarmos no tempo e olhar as notícias de novembro de 2019 iremos ver machetes como essas – Arroba bate R$200 e boi gordo chega a recorde!Arroba do boi atinge maior preço na história do real. Novembro é o mês marcado por máximas do preço da arroba, ano passado as exportações já davam sinais de que iria decolar e a oferta limitada de animais também era grande. Já pensávamos nas perspectivas do preço do boi em 2020, a expectativa era que o valor pago pela industria seria mais elevado, e foi confirmado ao longo dos meses.

Quando é que historicamente ocorrem os picos nos preços do boi gordo?

mes de ocorrencia dos precos maxximos da arroba
Fonte: Carta Pecuária

Rogério Goulart, da Carta Pecuária apresentou gráfico que mostra os meses que apresentam o preço máximo da arroba. “A maior concentração semanal ocorre na 46º semana do ano que cai na segunda quinzena de novembro.”

Queda de braço entre industria e pecuarista

A verdade é que a falta de gado fez frigoríficos do Mato Grosso operarem com só 54,7% da capacidade. Principal Estado produtor do país, operaram com pouco mais da metade (54,7%) da capacidade instalada em outubro, segundo levantamento feito pelo Instituto de Economia Agropecuária do Estado (Imea). O percentual é 10,2 pontos percentuais inferior ao observado em igual mês do ano passado, quando a indústria mato-grossense operava com 64,5% da capacidade.

“Esse cenário é explicado pela redução no abate de vacas, e, mesmo que a oferta de bovinos machos de confinamento tenha aumentado, não foi suficiente para elevar o abate total”, explica o Imea.

A escassez de animais prontos para abate tem reduzido o volume de abates no país. Segundo os dados preliminares da pesquisa trimestral do IBGE, o abate de bovinos no Brasil registrou queda de 10,8% de julho a agosto deste ano quando comparado a igual período do ano passado.

“Algumas indústrias tentam oferecer valores mais baixos pelo gado na tentativa de equilibrar suas margens”, relata a IHS Markit. No entanto, a oferta restrita de boiadas terminadas, por sua vez, limita a pressão negativa na arroba, que segue firme nas principais praças pecuárias e oscilando em patamares recordes.

Para botar as mãos em grandes lotes, frigorífico só têm uma saída: pagar mais, a oferta restrita de animais terminados e o avanço das exportações criam ambiente de alta no mercado interno. Segundo informações apuradas algumas unidades da JBS estão dando férias aos colaboradores, as unidades de Coxim e Ponta Porã já estão em férias desde outubro.

Como andam os preços da sua região?

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.