Chopalla: Árvore símbolo do Nelorista

Chopalla: Árvore símbolo do Nelorista

PARTILHAR
chapolla arvore simbolo do nelorista
Foto: Fazenda Brumado

Chopalla ou até mesmo Árvore da Felicidade foram os nomes dados à planta que os Neloristas do século passado ganharam dos indianos pelas importações

O que mais se destaca na paisagem de algumas fazendas pelo Brasil é a imensa plantação de ashopalo, popularmente conhecida como chopalla. A Ashopalo (Polyalthia Longifólia) é uma árvore típica da Índia e quase chega a ser um dos símbolos do país. Presente em todo o território, em cada região tem um nome diferente. Aqui no Brasil é muito comum você chegar em uma fazenda criadora de gado da raça Nelore e encontrá-la logo na entrada, ou enfileirada no caminho até a sede da fazenda.

Ashopalo-arvore-da-felicidade
Foto: Fazenda Brumado

O grande “culpado” por mais essa tradição entre os Neloristas foi um dos grandes pecuaristas no último século, senão o mais importante, Celso Garcia Cid. O imigrante espanhol, que chegou aqui em 1932, não trouxe do continente asiático apenas a rara espécie vegetal. Ele carregou na bagagem parte da atual história da genética para o gado Nelore brasileiro. Garcia, em uma de suas muitas viagens para a Índia, garimpando animais da raça Nelore trouxe algumas mudas para o plantio, encantado com toda certeza, pela beleza da planta.

Aqui no Brasil ela também ganhou o nome de árvore da Felicidade, e vários criatórios referem-se a ela por este nome, inclusive um dos criatórios mais tradicionais da raça, a Fazenda Brumado faz a comercialização da planta.

arvore simbolo do nelorista
Árvores ao fundo / Foto: Fazenda Brumado

Os Ashopalos, podem ser encontradas em grande número na sede e e corredores da Fazenda Cachoeira 2C. Semeados em julho, devem ser replantados nos locais definitivos quando as pequenas árvores tiverem pelo menos 20 cm de altura.

Espécie de rara beleza, o Ashopalo proporciona uma sombra compacta e seu uso é muito difundido na arborização de ruas e avenidas, além de ser um excelente quebra vento. Mas para os indianos, ele quer dizer muito mais. Com suas folhas, fazem guirlandas e as colocam no alto da porta de entrada de suas casas, sempre que vão receber alguém. Com esse gesto demonstram sua satisfação e alegria pela visita recebida.

Ashopalo-arvore-da-felicidade
Foto: Fazenda Brumado

Ele também é conhecido como a “árvore da felicidade”. Todo aquele que tiver um Ashopalo plantado em seu jardim, terá as portas da casa eternamente abertas para a felicidade.

Ashopalo-arvore-da-felicidade
Foto: Fazenda Brumado

Árvore da Felicidade (Chopalla)

  • Ela é ótima para uso em canteiros centrais estreitos de avenidas.
  • Dão um sentido de imponência na entrada de cidades. Pode plantá-las a cada 8 a 10 m.
  • Plantadas a 1,0 m uma das outras servem excelentemente como cortinas vegetais, quebrando os ventos agressivos, protegendo telhados e demais coberturas
  • Valorizam a perspectiva se plantadas paralelamente a estradas e entradas de propriedades, formando corredores com duas paredes verdes.
Mudas de Chopalla / Foto: Mudas Db

Para um bom desenvolvimento do sistema radicular (raízes) é aconselhado que sejam plantadas mudas novas que não tenham muito tempo de embalagem o que contribui para o enovelamento das raízes. Mudas mantidas durante muito tempo nas embalagens para serem vendidas maiores tendem a perder os ramos mais baixos.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Fundador e editor do Compre Rural, pós graduado em Consultoria Web, especialista SEO e aspirante a produtor rural.