Ciclone esta chegando, vai chover com força; Veja!

PARTILHAR
Foto Ilustração

Uma linha de instabilidade vai avançar pelos três estados do Sul do Brasil com temporais isolados que podem trazer vendavais e muitos danos, veja!

Rajadas de vento de 50 km/h a 70 km/h, sem consequências maiores, devem ser registradas em diversas localidades na passagem da linha de instabilidade, entretanto não se pode descartar que em alguns pontos as rajadas fiquem perto ou acima dos 100 km/h, o que traz potencial para danos. Veja a previsão por região!

No começo da sexta, a instabilidade atinge áreas do Nordeste de Santa Catarina e do Leste do Paraná que passaram a quinta-feira sem chuva e com calor. Na sexta ainda, a circulação de área de baixa pressão traz chuva localizada principalmente nas Metades Sul e Leste do Rio Grande do Sul que pode ser isoladamente forte, mas, no geral, a instabilidade começa a ceder.

A circulação ciclônica da sexta traz vento moderado a forte, em média de 50 km/h a 70 km/h, no Sul e no Leste gaúcho, especialmente na costa entre o Chuí e Mostardas, além das lagoas e seu entorno.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu novos alertas de chuva intensa e tempestade em Mato Grosso do Sul nesta quinta-feira.

Os avisos para tempestade atingem municípios da região sul e também da faixa que vai de Porto Murtinho, passando por Maracaju, Rio Brilhante e Nova Andradina, até chegar em Brasilândia, no leste do Estado.

Em todos estes locais, há possibilidade de chuva acompanhada de granizo e ventos de até 100 km por hora.

Há ainda um terceiro aviso para chuva intensa e ventos de até 100 km por hora na região norte de Mato Grosso do Sul. Outro aviso para chuva intensa atinge a faixa que vai de Três Lagoas, passa por Campo Grande e vai até Corumbá. Nestes locais, há possibilidade de ventania de até 60 km por hora.

Fonte: Inmet

Como vai se formar o ciclone

Uma área de baixa pressão deve avançar do Centro da Argentina para o Uruguai e o Extremo Sul gaúcho nesta quinta-feira, gerando chuva localmente forte e tempestade fortes a severas isoladas em províncias do Centro argentino e em diversos departamentos uruguaios.

A baixa pressão se aprofunda com valores abaixo de 1000 hPa ainda nesta quinta. Vai se intensificar mais na sexta, sobre o Oceano Atlântico, quando estiver a Sudeste do Chuí e com tendência de deslocamento para Leste. A pressão no centro do ciclone, a esta altura já organizado, deve cair a valores de apenas 995 hPa. No decorrer do fim de semana, o ciclone se afasta da área continental.

Chove com força nesta sexta-feira; confira a previsão do tempo

Sul

Muitas nuvens se formam sobre o leste do Rio Grande Sul e Santa Catarina e a chuva acontece a qualquer momento. O tempo já volta a ficar firme nas demais áreas do estado gaúcho. No Paraná, sol, intercalando pancadas de chuva com risco de trovoadas, com atenção aos acumulados elevados e riscos para alagamentos e demais danos por todo o estado paranaense.

Sudeste

Pancadas de chuva com risco de trovoadas em São Paulo, no oeste e sul de Minas Gerais e no centro-sul do Rio de Janeiro, não se descarta chuva pontualmente forte, com acumulados elevados, nestas regiões ao longo do dia. O sol aparece e o tempo segue firme no norte do Rio de Janeiro, Espírito Santo e nordeste de Minas Gerais.

Centro-Oeste

Sol, intercalando pancadas de chuva em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e no Distrito Federal. Não se descarta volumes significativos de chuva em áreas do noroeste e norte de Mato Grosso.

Nordeste

Muitas nuvens e chuva a qualquer momento na metade sul do Maranhão e do Piauí, no nordeste da Bahia e em Sergipe. Com atenção aos volumes elevados nessas áreas. Nas demais áreas dos 4 estados, pancadas de chuva a partir da tarde. Chuva fraca em Fortaleza e na costa leste da Região Nordeste. Demais áreas, sol e tempo firme.

Norte

Pancadas de chuva a qualquer momento e com volumes elevados, no sul do Pará e centro-norte do Tocantins. A chuva acontece intercalando períodos de melhoria em Rondônia. No Amazonas, em Roraima, no Amapá e leste do Acre, sol com pancadas de chuva e risco de trovoadas. Tempo firme no oeste do Acre.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com