Devo colocar o bebedouro do gado na sombra?

Devo colocar o bebedouro do gado na sombra?

PARTILHAR
Devo colocar o bebedouro do gado na sombra
Foto: Divulgação

“Se neste local você tiver o sombreamento de árvore, e aí entra o questionamento do nosso amigo Rodrigo, você pode colocar”

O pecuarista Rodrigo Guarnetti, com propriedade na região de Bauru-SP, enviou pergunta ao Giro do Boi sobre a localização das pilhetas, dos bebedouros artificiais nos pastos, se é desejável o tanque ficar exposto ao sol ou na sombra das árvores. O programa buscou a resposta do médico veterinário Fernando Loureiro, especialista no assunto, conteúdo que foi ao ar nesta sexta, 17.

“O ideal é que os animais caminhem, no máximo, até 400 metros para chegar ao bebedouro O bebedouro, se for alocado no centro do pasto, no centro da invernada. De todos os lados, os animais vão até o centro beber água, caminhando menos, gastando menos energia nesta caminhada, neste deslocamento, e aí vão ter um desempenho melhor, seja no ganho de peso, no ganho médio de diário, ganho de carne, ou na produção de leite também. Então é uma vantagem grande alocar os bebedouros de forma que os animais caminhem menos”, alegou Loureiro.

“Se neste local você tiver o sombreamento de árvore, e aí entra o questionamento do nosso amigo Rodrigo, você pode colocar. Mas lembre-se que as árvores derrubam folhas, derrubam galhos e tem que ter um cuidado rotineiro, frequente de limpeza deste bebedouro para retirar estas folhas que caem dentro, que vão se transformar em matéria orgânica”, determinou o veterinário.

O veterinário ponderou que não é necessário que o bebedouro esteja em sombra por conta de temperatura. “Se o bebedouro estiver ao sol, mesmo nos dias de verão intenso, de muito calor, a água não vai alterar tanto a temperatura a ponto de prejudicar o desempenho dos animais, Rodrigo. Então não tem problema do bebedouro ficar ao sol, ele não precisa ser coberto, ele não precisa ser protegido. Mas o local da praça de alimentação, se estiver conforto térmico para os animais com sombreamento – e as árvores também servem que quebra-vento – é um benefício a mais. Mas não se torna necessário.

O mais importante, que eu quero frisar para vocês, em termos de localização, não é o bebedouro artificial ficar numa área sombreada, mas sim o mais central possível, evitando que os animais façam grandes deslocamentos”, sustentou.

Via Giro do Boi

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.