Embrapa cria irrigador movido a energia solar

PARTILHAR

Irrigador movido a energia solar criado pela Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária pode servir de auxilio para indústria agropecuária se for patenteado.

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Embrapa instrumentação) inventou um irrigador movido a energia solar. O produto foi desenvolvido pelo pesquisador Washington Melo, e é acionado pela luz solar e irrigando pequenas áreas de cultivo.

O irrigador movido a energia solar da Embrapa para a agropecuária, utiliza método de gotejamento, embora o produto ainda deverá ganhar válvulas de controle do fluxo de água. As válvulas tem como objetivo garantir que a água tenha um aproveitamento mais eficiente na agropecuária, sendo acoplada diretamente a saída do irrigador movido a energia solar.

Segundo o pesquisador da Embrapa, caso o solo esteja úmido e não precise de água, o aparelho ficará impedido de liberar a água, mesmo que esteja recebendo luz do sol.

Vantagens do irrigador movido a energia solar na agropecuária

Atualmente, o produto já está bem conceituado, visto que existem mais de 60 mil visualizações sobre o produto na internet. Isso se dá por conta de suas vantagens, como o fato do dispositivo ser de fácil montagem e também contar com um preço acessível.

Washington Melo relata que o produto pode ser construído com objetos que seriam descartados, como garrafas e também recipientes de vidro, metal e plástico. Outro benefício do irrigador movido a energia solar para a agropecuária, é sua intensidade de gotejamento, que pode ser ajustada através da altura do gotejador.

Além disso, o próprio produtor será capaz de colocar nutrientes ou outros tipos de insumo na água do reservatório, melhorando ainda mais o sistema de irrigação.

Por fim, com o irrigador solar, é possível contar com uma operação mais econômica, visto que utiliza de energia solar e também promove uma economia de água.

Sobre a Embrapa

A Embrapa foi criada em 26 de abril de 1973 e é vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Desde sua criação assume o desafio de desenvolver, em conjunto com seus parceiros do Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária (SNPA), um modelo de agricultura e pecuária tropical genuinamente brasileiro, superando as barreiras que limitavam a produção de alimentos, fibras e energia do nosso País.

Hoje a sua agropecuária é uma das mais eficientes e sustentáveis do planeta. Incorporamos uma larga área de terras degradadas dos cerrados aos sistemas produtivos.

Uma região que é hoje responsável por quase 50% da sua produção de grãos. Quadruplicaram a oferta de carne bovina e suína e ampliamos em 22 vezes a oferta de frango.

Com informações do Click Petróleo e Gás

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com