Javali gigante caçado com 682 quilos, verdade ou mito?

Javali gigante caçado com 682 quilos, verdade ou mito?

PARTILHAR
javali gigante abatido no Brasil
Fonte: Edsonvarela/noticiasdoalto

Uma notícia que chama atenção pelo título, não é mesmo? Pois bem, nós corremos atrás e descobrimos as verdades por trás do Javali Gigante que foi abatido!

Considerada uma das 100 espécies invasoras mais perigosas do mundo, os javalis têm causado problemas para os agricultores e suinocultores de Santa Catarina. Estima-se que existam cerca de 200 mil javalis no estado.

Neste fim de semana, uma notícia envolvendo estes animais ganhou força nas redes sociais. Um javali gigante de 682 kg teria sido abatido em terras brasileiras. Pois é, infelizmente isso tudo foi boato de uma mídia sensacionalista. O animal é sim um gigante, mas não passa dos seus 240 kg.

Veja abaixo o que disse o caçador do animal que ganhou fama por ser “gigante”!

Afinal de contas, qual o maior javali abatido no mundo? Existem javalis gigantes no Brasil? Essas perguntas você encontra na matéria abaixo?

Segundo publicações compartilhadas em grupos de WhatsApp e em páginas do Facebook, um javali gigante de 682 quilos teria sido caçado em Lages, na Serra catarinense.

A publicação vinha acompanhada de uma imagem que, supostamente, ilustrava as dimensões do animal abatido. Entretanto, as imagens não mostram com exatidão a proporção dos animais abatidos.

Segundo o site, Boatos.org, a notícia não passa de uma “história de caçador” e foi desmentida até mesmo pelo responsável pelo abate, o caçador esportivo Gustavo Pagliosa.

Em seu perfil no Facebook, Pagliosa declarou desconhecer de onde surgiu a informação sobre o peso extraordinário do animal.

Confira o que disse o caçador em sua rede social:

javali-gigante-cacado-em-lages-santa-catarina2
Foto Reprodução

Normalmente, os javalis machos pesam entre 50 e 250 kg e as fêmeas entre 40 e 200 kg. Entretanto, temos animais acima desse peso no Brasil. Já na Turquia e Texas, existem animais abatidos pela caça esportiva que chegam a pesar mais de 300 kg.

Compre Rural com informações do OCP100

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com