Megafazenda deixa o leite para criar 12 mil bois de corte

Megafazenda deixa o leite para criar 12 mil bois de corte

PARTILHAR

Maior leilão do país, em Caraguatatuba (SP), reuniu cerca de fazendeiros, negocia e liquida plantel de 3.140 vacas para criar 12 mil bois; Confira o vídeo!

Considerado até hoje um dos maiores projetos de pecuária do país, fundado pelo grande ícone da pecuária no país, o maior produtor de leite B do Brasil, a fazenda Serramar, decidiu trocar as vacas holandesas pelo gado nelore. Mas afinal, quem foi o responsável por esse império da pecuária e o que se tornou as suas propriedades? Confira agora essa história que envolve uma das maiores fazendas do mundo!

Sediada em Caraguatatuba (190 km a leste de São Paulo), a fazenda pertencia na época ao empresário Pelerson Soares Penido, falecido em 2012, e chegou a tirar 30 mil litros de leite ao dia, a maior produção do tipo B do país. Mas ele decidiu em 2000, liquidar o seu plantel de vacas leiteiras para mudar para o gado de corte!

Na época, os custos altos para a produção de leite e a fase promissora da pecuária de corte convenceram os Penido a trocar de atividade.
A mudança começou em outubro, quando a Serramar vendeu as 3.100 fêmeas holandesas em um megaleilão que durou quatro dias (12 a 15 de outubro) e marcou um novo recorde da Serramar como a maior liquidação de rebanho de leite do Brasil!

“Além de prometer mais no futuro, a carne é estocável, ao contrário do leite, cujo consumo é imediato”, afirmou Thadeu Penido, filho de Pelerson que era diretor da Serramar.

Ele conta que a fazenda Serramar nasceu da reunião, no início da década de 90, de outras propriedades que seu pai possuía em Santa Isabel (53 km de São Paulo), no Vale do Paraíba. A escolha por Caraguatatuba se deve principalmente à logística e à chuva farta do litoral norte.

Dos 3.140 animais vendidos, 2.299 saíram de São Paulo para outros Estados: 1.006 foram para Minas Gerais, 497 para a Bahia, 473 para Goiás, 137 para o Espírito Santo, 84 para Alagoas, 52 para o Distrito Federal e 50 para Pernambuco.

Vista superior da Serramar Foto: Gustavo Ubida
Foto: Gustavo Ubida
Lote de 15 e 16 meses, pesou 17,5@ Foto: Gustavo Ubida
Angus Top Superprecoce Pecuaria Serramar Foto: Gustavo Ubida
Boiada Nelore Crioula PSM top Superprecoce, carimbo 9 (set/16) portanto 17 meses e 17@ aproximadamente. Foto: Gustavo Ubida
Boiada Angus crioula PSM Superprecoce, carimbo 10 e 11 (out e nov/16), portanto 15 e 16 meses, 17@. Foto: Gustavo Ubida
Foto: Gustavo Ubida
Foto: Gustavo Ubida
Foto: Gustavo Ubida
Foto: Gustavo Ubida

“O segredo é nunca parar de trabalhar”, conta Penido, que, apesar da idade na época da entrevista, sempre mostrou um ritmo frenético às suas atividades.

Considerada uma das maiores fazendas do mundo, a Roncador, também foi fundado pelo Pelerson Penido

O Grupo Roncador, considerado um dos principais grupos agropecuários do Brasil, iniciou suas atividades em 1978, ano em que seu fundador, Pelerson Soares Penido, adquiriu as primeiras terras no estado de Mato Grosso. A Fazenda Roncador, sediada em Querência (MT), é uma das grandes propriedades rurais produtivas do país.

Escola, supermercado, igreja, quadra de esportes, clínica odontológica e estação de tratamento de esgoto. Não é exatamente numa cidade que moram cerca de mil pessoas com toda essa infraestrutura em Mato Grosso, mas sim na Fazenda Roncador, uma das maiores propriedades produtivas do mundo.

Fazenda Roncador é maior que toda a Região Metropolitana de São Paulo, tem mais de 800 quilômetros de estradas internas e cerca de mil moradores.

Veja o vídeo que conta a história de superação da SERRAMAR

A vez do nelore

A Serramar já estava criando nelore. A proposta da fazenda, segundo Penido, era colocar 12 mil cabeças no pasto num prazo pequeno. Penido diz que não iria mexer muito na estrutura da propriedade. “Temos 50 piquetes de recria de vacas de leite. Para cada um deles agora irão cerca de mil cabeças de nelore.”

Fazendeiros presentes em Caraguatatuba reconheciam, na época do leilão, a alta qualidade genética do gado e a infra-estrutura de primeira da Serramar. Observavam, no entanto, que é difícil o gado holandês conviver com a temperatura alta e a umidade.

Pelerson Soares Penido

Nascido em 7 de agosto de 1918, em Rezende Costa-MG, Pelerson foi um dos pioneiros da engenharia brasileira do século XX, com grande participação na construção de Brasília. Seguia diariamente desempenhando suas funções de liderança dentro do Grupo Serveng e no Grupo CCR, onde era um dos controladores.

Morreu na madruagada de um sabado em janeiro de 2012, em São Paulo, Pelerson Soares Penido, fundador do Grupo Serveng, aos 93 anos. Deixa os filhos Thadeu, Ana e Rosa Penido, netos e bisnetos. Seus filhos seguem os passos do pai e mantém a tradição de sucesso na pecuária e outros setores!

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com