Melhor touro Gir Leiteiro está na bateria da CRV Lagoa

Melhor touro Gir Leiteiro está na bateria da CRV Lagoa

PARTILHAR
touro gir leiteiro JOGRAL FIV DE BRAS --crv
Foto: CRV Lagoa

JOGRAL FIV de Brasília é o melhor touro Gir Leiteiro do sumário 2020 lançado pela ABCGIL e Embrapa; outra boa notícia é que 80% do TOP 10 já são A2A2

A CRV Lagoa mais uma vez confirma a qualidade de sua genética, presente em todo o rebanho nacional. No Sumário de Touros do Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro da Associação Brasileira de Criadores de Gir Leiteiro (ABCGIL) e da Embrapa, que traz os resultados do Teste de Progênie da 3ª Avaliação Genômica de Touros Maio/2020, cinco dos 15 primeiros touros classificados são da bateria da empresa.

O sumário apresenta um total de 491 avaliações de touros Gir Leiteiro, calcadas em 118.425 lactações de 72.019 vacas, incluindo os compostos de tipo e o Índice de Produção do Gir Leiteiro (IPGL).

O ranking de touros sumarizados da edição de 2020, classificados pela PTA para leite, traz 47 animais. Entre os 15 primeiros colocados, cinco pertencem à bateria CRV Lagoa, todos A2A2 e com genética disponível na Central de Inseminação.

Em primeiro lugar ficou JOGRAL FIV de Brasília; na 7ª posição aparece FERIADO FIV DE JGVA, enquanto PICASSO FIV 2B se classificou em 8º; já MAGNÍFICO S. HUMBERTO alcançou a 10ª posição e NOBRE FIV foi o 13º colocado.

Foram avaliadas as seguintes PTAs para produção de leite: idade ao primeiro parto; produção e teor de gordura, proteína e sólidos totais no leite, além de genótipos para beta-caseína, kappa-caseína e beta-lactoglobulina; e coeficiente de parentesco médio.

touro gir leiteiro JOGRAL FIV DE BRAS --crv
Foto: CRV Lagoa

JOGRAL FIV DE BRAS, número 1 no ranking e segundo na classificação geral, com PTA leite de 875 kg, é o melhor touro vivo classificado com sêmen disponível no mercado. O animal, que foi do criatório de Brasília, de propriedade de Flavio Peres, é filho da vaca Surpresa de Brasília, que está entre as grandes produtoras da Fazenda Brasília. Jogral já produziu vários filhos excepcionais, que têm contribuído para diversos rebanhos. Por estar em segundo lugar, gera uma grande demanda de doses pelo mercado. A CRV Lagoa tem trabalhado bastante para o touro expressar cada vez mais sua genética com filhos e irmãs.

touro gir leiteiro FERIADO FIV DA JGVA
Foto: CRV Lagoa

Ocupando a sétima colocação no ranking, FERIADO FIV DA JGVA, com PTA Leite de 710 kg, pertence à Fazenda Belo Horizonte, de José Geraldo Vaz. O touro apresenta muita consistência, longevidade e impressiona pelas médias que imprime nos rebanhos onde é trabalhado. Possui boa expressão racial, boa pigmentação e ótima fertilidade. O reprodutor é filho de Radar das Porções em vaca Teatro, que continua perpetuando as boas características dessa fazenda, cujos animais têm contribuído para o portfólio da empresa há anos.

touro gir leitero PICASSO FIV 2B
Foto: CRV Lagoa

Na oitava posição, PICASSO FIV 2B, com 620 kg de PTA Leite, pertence ao criatório 2B, de Adriano Bicalho e José Bicalho, responsável por agregar vários animais à bateria da CRV Lagoa. O reprodutor é filho de Jaguar em vaca Radar, que apresenta excelentes características raciais, um temperamento dócil e boa fertilidade, produzindo ótima progênie.

O gerente de Desenvolvimento de Mercado da CRV Lagoa, Cesar Franzon, avalia positivamente as classificações e ressalta que a empresa mantém uma forte utilização do Gir nos rebanhos Girolando. “É uma satisfação enorme ter essa genética disponível e poder contribuir com o mercado de melhoramento genético da raça”, elogia.

Segundo Franzon, a CRV Lagoa sempre marcou uma presença muito forte na raça e continuará a fazer esse trabalho, com crescente assertividade e animais de alta qualidade. “Queremos trazer ao mercado mais soluções direcionadas aos nossos clientes, atendendo a cada um de acordo com o seu sistema de produção”, finaliza o gerente.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com