Melodys Dun It é o gigante do Hall da Fama da ABQM,...

Melodys Dun It é o gigante do Hall da Fama da ABQM, vídeo!

PARTILHAR

De pelagem baio amarilho, o garanhão é um dos sucessos em reprodução no Brasil; Consagrado garanhão do Haras Sacramento, que é referência no país e na ABQM.

Melodys Dun It, filho de Hollywood Dun It e Stages Melody (Skipn Stage), foi adquirido pelo Haras Sacramento, de Avaré (SP), em meados de 1994. “A compra foi uma grande alegria naquele ano, mas ao mesmo tempo foi um ano muito difícil pra mim pela perda do meu pai”, revelou Jefferson Butti Abbud.

O Haras Sacramento é uma grande referência na criação e expansão da raça quarto de milha no país. Sempre trabalhando com genética de ponta e animais campeões, estão se destacando na produção e reprodução da raça. Confira abaixo mais sobre o grandioso Melodys!

Segundo o criador, na época o Melodys já era um consagrado campeão de Rédeas nas mãos do Tim Mcquay, e por conta disso foi grande a expectativa da vinda dele para o Brasil: “O primeiro e importante ganhador de Rédeas americano”.

O cavalo acabou chegando ao Brasil em março de 1995, e teve seu lançamento oficialmente no Leilão LIQH. “Para nossa satisfação, foi recordista nacional de venda de coberturas”.

Jefferson informou que os filhos de Melodys estrearam no ano de 2000 e ganharam muitos títulos em quase todas as modalidades de Trabalho e seguiu produzindo outras gerações de ganhadores até que em março de 2005, aos 16 anos de idade, veio à falecer, deixando 299 filhos, totalizando 1214,5 pontos”.

O Melodys Dun It segue até hoje como número 1 do Ranking de Reprodutores de Rédeas em todos os tempos, tanto pela ABQM, quanto pela ANCR, além de ter produzido inúmeros campeões de Laço, Cow Horse, Team Penning, Vaquejada, Tambor, entre outras modalidades. Foi e é também um grande avô materno e paterno”. Aliás, Jefferson resalta que o garanhão tem 193 netos com mais de 2.560 pontos.

Entre os inúmeros produtos pontuados pela ABQM, destacamos os “top 10”: Racy Melodys (146,5 pontos); Beautifil Melodys e Caroline Melody, ambas com 72,5; Very Melodys (65);Safari Dun It LN (55,5); Thousand Melodys MA (47); Next Dun It (45); Absolute Melodys VSJ (42,5); Melodys Prescription (32,5); e Nice Jac (30).

Jefferson ressalta que uma das principais coisas que marcou a trajetória do Melodys era o carisma que ele tinha: “As pessoas, e foram muitas, muitas mesmo, visitavam o Haras Sacramento para conhecer pessoalmente o Melodys e pediam para tirar fotos com ele”.

Reprodução

Por muitos anos, mesmo depois do seu desaparecimento, foi número 1 do ranking de reprodutores de Rédeas pela ANCR de todos os tempos, não só pela ABQM, como também ANCR. Nas estatísticas atuais, Melodys Dun It é o terceiro melhor pai de Rédeas pela ABQM, com 44 filhos pontuados nessa modalidade. Enquanto que na ANCR, é o segundo na lista entre os melhores reprodutores, com soma de seus filhos em R$472.687,50.

Ele produziu ao longo da sua carreira inúmeros campeões de Laço, Working Cow Horse, Team Penning, Vaquejada, Tambor, entre outras modalidades, além de Rédeas. Foi e é também um grande avô materno e paterno. Aliás, Jefferson ressalta que o garanhão tem 193 netos com mais de 2.560 pontos.

Entre os inúmeros produtos pontuados pela ABQM contando todas as modalidades, seu filho mais pontuado Racy Melodys. Em seguida vem Caroline’s Melody, Very Melodys UP Melodys, Beautifil Melodys, para citar os cinco primeiros. Visto que pela ANCR, os cinco destaques ficam para Caroline’s Melody, Absolute Melodys, Rei Chex Melodys, One Taris Melodys, Top Chic Melodys. Juntos somam mias de R$ 230 mil.

Destaque

Em 2014, Melodys Dun It foi homenageado com o Hall da Fama da ABQM. “Ele foi, sem dúvida, e é até hoje o grande ícone da história dos 35 anos do Haras Sacramento. Ficamos muito felizes com a indicação dele ao Hall da Fama, onde ficou ‘eternizado’ através desta linda homenagem da ABQM, da qual eu agradeço imensamente”. Em 2019, entrou para o Hall da Fama da ANCR também.

Por fim, Jefferson ressalta ainda que uma das principais coisas que marcou a trajetória do Melodys foi o carisma que tinha: “As pessoas, e foram muitas, muitas mesmo, visitavam o Haras Sacramento para conhecer pessoalmente o Melodys e pediam para tirar fotos com ele.”

Jefferson Abbud

O Melodys foi, sem dúvida até hoje, o grande ícone da história dos 40 anos do Haras Sacramento. Em seguida, o criatório importou também outros destaques, como: Chicnic (2000), Heza Genuine Whiz (2001), Helluva Chex (2004), Shine N Shoot (2009), Gunner Boy (2007) e Small Load (2011).

Além de todos esses garanhões, Jefferson Abbud possui nas cocheiras do Haras Sacramento matrizes de alta qualidade, produtoras de campeões em várias modalidades, que lhe proporciona ser destaque como criador, proprietário e competidor, tanto no esporte como no mercado da raça, através de leilões, ocupando altas posições entre os melhores de cada ano.

Ele também colaborou na condução da raça, sendo por 16 anos vice-presidente e por seis temporadas membro do Conselho de Administração da ABQM, além de 16 anos como vice-presidente da ANCR.

Jefferson Abbud é, sem dúvida, um dos criadores que mais contribuíram para o crescimento das Rédeas e de outras modalidades no Brasil, e por isso o criador e proprietário do Haras Sacramento é homenageado no 10º Hall da Fama ABQM.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com