Ô trem bão sô! Mineiros aprovam a raça Braford

Ô trem bão sô! Mineiros aprovam a raça Braford

PARTILHAR
Gado Braford em Minas Gerais
Foto: Juca Ottoni

Pecuaristas mineiros têm rendimentos positivos na criação da raça Braford; resultados comerciais tem crescimento de 20% ao ano na venda de animais

Estado com grande aptidão pecuária, Minas Gerais vem se destacando com resultados positivos para quem está investindo no Braford. Criadores de bovinos de corte que estão apostando na raça colhem os resultados positivos desta decisão. Conforme números da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), o plantel é formado por cerca de 1,47 mil animais registrados das duas raças em território mineiro. E o potencial, segundo os produtores, é grande para o fomento e a expansão das raças no Estado.

É o caso de Juca Ottoni, criador no município de Chapada Gaúcha, na região Noroeste de Minas Gerais, conhecida pelo clima temperado e seco. Conta que já ocorre o desenvolvimento de um trabalho de cinco anos na fazenda. “A adaptabilidade do Braford é muito boa e quem tem comprado nossos touros gosta e repete. Alcançamos todo ano um aumento expressivo de média de vendas, com crescimento estimado de 20% ao ano”, observa.

Ottoni lembra que atualmente existe uma modernização na pecuária e o uso da inseminação artificial está crescendo exponencialmente. Com o encurtamento do ciclo da pecuária, estamos conseguindo, mesmo com aumento da inseminação,l expandir as vendas do criatório. O próximo passo, segundo o criador, é o investimento em embriões. “Fizemos uma parte do trabalho para aumentar o número de ventres de Braford e estamos iniciando a seleção. Estamos confortáveis para fazer seleção e, realmente, creio que em um ou dois anos estaremos com uma pressão alta de seleção com volume. A nossa base inicial foi com criatórios gaúchos tradicionais, com uma base genética muito boa e pegamos um trabalho feito por eles de excelência”, salienta.

Segundo o gerente de Fomento da ABHB, Miguel Ferreira, nota-se a preocupação crescente dos produtores em incrementar seus sistemas de produção bem como também em produzir carne de melhor qualidade. “E nisso as nossas raças se encaixam muito bem, usando a genética Hereford para inseminar vacas Nelore e na utilização da fêmea meio sangue Hereford e o touro Braford andam muito bem. A pecuária mineira tende a crescer muito com espaço promissor para as raças, estes produtos de cruzamentos bem como o Braford tem uma grande adaptação em todo o território nacional. O crescimento esperado será grande de cinco a dez anos”, destaca.

Ferreira lembra também que em muitas visitas feitas aos criadores da região que estão produzindo touros Braford, é possível verificar que quando se chega para a confirmação dos machos já tem 80% dos touros pré comercializados. “Isso comprova a demanda pelas raças no Estado”, complementa.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.