Plantio da soja chega a 16,3% no país, veja como está

Plantio da soja chega a 16,3% no país, veja como está

PARTILHAR
Foto: Divulgação

Levantamento da consultoria Safras & Mercado traz números atualizados de 12 estados produtores de soja do país; Confira a situação de cada estado!

Toda semana o Projeto Soja Brasil trará uma atualização sobre o andamento do plantio da soja em todo o país. Para isso, contará com os dados compilados e levantados pela consultoria Safras & Mercado, assim como de entidades estaduais, como o Imea (MT), Emater (RS) e o Deral (PR).

Até a semana terminada no dia 23 de outubro, o plantio total do Brasil chegou a 16,3% da área estimada em 37,8 milhões de hectares de soja em 2020/2021 (Conab). No mesmo período do ano passado, a semeadura estava na casa dos 30,8%, parecida com a média normal para o momento, que é de 27,7%.

Confira a tabela abaixo:

Quem mais plantou

O Paraná é o estado que mais área cultivou até o momento, com 35%, contra 48% de 2019 e 53% da média para o período.

Depois aparecem: Mato Grosso (26%), Mato Grosso do Sul (18%) e Goiás (12%).

Quem menos plantou

Segundo levantamento da Safras & Mercado, Tocantins, Piauí, Maranhão e Bahia, nem sequer começaram a plantar a soja.

Paraná

O plantio da soja já ocupa 32% da área de 5,43 milhões de hectares, que devem ser semeados nesta safra no Paraná. A informação é do Departamento de Economia Rural (Deral), recolhida até o dia 20 de outubro, que também mostra que dos 20 núcleos regionais, apenas 1 não iniciou os trabalhos. No entanto, o plantio ainda está atrasado se comparado ao mesmo período de 2019.

Ao todo o estado já semeou quase 1,7 milhão de hectares com soja, ou seja 32% da área. No mesmo período de 2019, 45% da área haviam sido semeados, ou 2,4 milhões de hectares.

Mato Grosso

A semeadura da safra de soja 2020/2021 de Mato Grosso atingiu 24,87%, conforme dados do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), com número obtido até 23 de outubro. Na semana anterior, o índice era de 8,18%. No mesmo período do ano passado, o plantio estava em 64,5%. A média para o período é de 48,7%.

Rio Grande do Sul

O plantio da soja no Rio Grande do Sul segue levemente adiantado nesta safra e atinge, até o momento, 5% da área projetada, segundo levantamento da Emater-RS. Na semana passada, os trabalhos cobriam 4%. Em igual período do ano passado, a semeadura estava em 4%. A média dos últimos cinco anos é de 5%.

Fonte: Canal Rural

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.