Posso cruzar o Nelore Pintado com de pelagem tradicional?

Posso cruzar o Nelore Pintado com de pelagem tradicional?

PARTILHAR
@fazendasaolourencoms

A beleza racial do Nelore é indiscutível, além de ser a raça mais disseminada pelo Brasil. Mas afinal, posso cruzar o Nelore Pintado com o de pelagem tradicional?

Pecuarista do interior de São Paulo, município de Pirassununga-SP, lançou a pergunta, uma dúvida de muitos pecuaristas. Ele quer saber se terá bom resultado cruzando o Nelore de pelagem tradicional com o Nelore Pintado.

Não só pela beleza racial, caracterizada pelos tons de vermelho e preto pincelados em uma carcaça moderna, mas também pela união com a funcionalidade e rusticidade do Nelore Pintado, com sua pelagem encantadora os exemplares da raça possuem as mesmas qualidades produtivas do gado branco. Vamos responder a dúvida!

Para atender o criador, a resposta para a dúvida foi respondida pelo zootecnista Ricardo Abreu, gerente de fomento da ABCZ, a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu.

“O Nelore Pintado é uma variabilidade de pelagem. […] Tem o branco com preto e o branco com marrom. É muito comum utilizar o Nelore de pelagem branca, o Nelore padrão, convencional, como você chama, nos cruzamentos com Nelore Pintado”, adiantou Abreu.

De acordo com o especialista, o ideal é que se busque por meio do cruzamento aliar a beleza com a produtividade e eficiência econômica na F1.

“Nós queremos também que o animal tenha um bom desempenho de peso à desmama, para quem faz cria, um bom desempenho para peso ao ano, ao sobreano, aliando isso às características reprodutivas, como precocidade sexual, aliando a características de habilidade materna. Então o gosto seu pelo tipo do Nelore Pintado é muito bem vindo, tanto que tem um mercado crescente para comercialização desta variedade de pelagem, e você pode realmente fazer o cruzamento nas diferentes pelagens. Repetindo: deve-se agregar a esta questão da cor, da variedade de pelagem, as características econômicas, porque assim você vai ter mais rentabilidade do seu negócio”, frisou.

Deve-se agregar a esta questão da cor, da variedade de pelagem, as características econômicas, porque assim você vai ter mais rentabilidade do seu negócio.

Nelore, pintado ou branco, é sensacional

Muitos concordam que os animais da raça são exóticos, bonitos e elegantes; esses são alguns dos adjetivos frequentemente endereçados ao Nelore Pintado. Diferente da raça que no Brasil ficou conhecida como tradicionalmente branca, a raridade quase elitizante dos animais inteiramente vermelhos – ou com manchas rubras ou negras – tem encantado produtores e compradores em todo o país.

Além de todas essas qualidades que só de olhar já são comprovadas, eles possuem também uma qualidade genética comprovada pela Embrapa, que seriam: rusticidades, precocidade e qualidade da carne.

Foto: Nelore V3
Baralho FIV GC da SL / Foto: Faz São Lourenço
@fazendasaolourencoms
nelore pintado comparacao
Foto: Divulgação

Compre Rural com informações do Giro do Boi

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com