Prova avaliará melhores touros jovens da raça Canchim

Prova avaliará melhores touros jovens da raça Canchim

PARTILHAR
pcad canchim animais jovens para a prova
Foto: Divulgação

A Prova Canchim de Avaliação de Desempenho/Teste de Eficiência Alimentar 2020 acontecerá no IZ – Instituto de Zootecnia, em Sertãozinho (SP)

A raça Canchim tem uma longa tradição de prova, e repete todos os anos com os melhores animais de cada criatório. “Já fizemos várias provas com 200 a 300 animais, 100 no ano passado, mas temos apertado na pré-seleção e neste ano serão 56 garrotes, os melhores de cada criatório. Disputa será aguerrida, nesta PCAD/TEA Canchim 2020, no IZ” – Valentin Suchek da Canchim.

Participam animais nascidos de 01/06 a 30/10 do ano anterior (2019). Para fins de avaliação e classificação, os animais serão subdivididos em dois grupos, sendo o Grupo 1 dos animais nascidos nos meses de junho, julho e primeira metade de agosto e o Grupo 2 dos animais nascidos na segunda metade de agosto, setembro e outubro. Serão, no mínimo, 20 animais por Grupo e de, pelo menos, dois criatórios. Os animais dos dois grupos entrarão na prova ao mesmo tempo.

O Cronograma com as datas de início da prova, das pesagens inicial, intermediária e final, da avaliação morfológica e do ultrassom será o seguinte:

Programação PCAD

Simultaneamente os animais serão avaliados em duas provas:

  • PCAD Prova Canchim de Avaliação de Desempenho .
  • TEA – Teste de Eficiência Alimentar, como feito pelo IZ.
touros jovens da raca canchim
Foto: Divulgação

Segundo Valentin, ao final da prova, avaliada a eficiência alimentar de cada animal, eles serão classificados em: elite, ouro, prata e bronze. Dessa prova que saem os talentos e novos melhoradores da raça Canchim. Este ano o foco será a inserção do Canchim na pecuária de corte, no cruzamento em larga escala, no esforço de demonstrar os méritos do Canchim nos programas de cruzamento industrial.

“Queremos tirar o Canchim da garrafa, produto de alto conteúdo feito pela pesquisa e pelo continuado melhoramento dos criadores, e colocar o touro Canchim à disposição do mercado, e dos pecuaristas, para monta a campo, repasse, e produção de qualidade em ciclo mais curto” – finaliza Suchek.

Licor MN Canta Galo
Licor MN Canta Galo será um dos animais avaliados

“O touro Canchim tem grandes méritos no cruzamento industrial, agregando carcaça, precocidade e peso, com alto nível de rendimento de carcaça e de qualidade de carne. Nas avaliações feitas com ultrassonografia de carcaça tem demonstrado que no Canchim e seus cruzados tem bom nível de marmoreio, carne com qualidade mesmo para exigentes nichos gastronômicos” – disse Adriano Lopes, Presidente da Associação Brasileira de Criadores de Canchim.

Os resultados serão divulgados em novembro e este ano terá uma avaliação especial, o especialista em pecuária de corte, Alexandre Zadra estará presente para dar uma visão da inserção no cruzamento industrial. Outro convidado especial, será o professor Flávio Portela da Esalq.

A Compre Rural estará em Sertãozinho em novembro para acompanhar os resultados da prova, até lá!

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com