Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?

Salário mínimo tem super alta e valor de R$ 1.212,00

Piso nacional teve reajuste de 10,18%, o maior da história dos últimos ano; Com isso, o novo salário mínimo de R$ 1.212 entra em vigor e pode ajudar economia!

Começou a valer, a partir deste sábado (1º), primeiro dia do ano de 2022, o novo valor do salário mínimo no Brasil, que passa a ser de R $ 1.212 por mês. O presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta quinta-feira (30/12), em sua última live do ano, que o salário mínimo para 2022 será de R $ 1,212 e também confirmou que vai sancionar nesta sexta-feira o de lei que desonera a folha de pagamento de 17 setores da economia.

Sendo assim, a mudança foi oficializada no último dia do ano de 2021 (31/12), por meio de uma medida provisória (MP) assinada pelo presidente Jair Bolsonaro. “A partir de 1º de janeiro, o novo valor do salário mínimo (será de) R $ 1.212″, disse. A expectativa é que uma medida provisória com esse novo valor seja editada nesta sexta”, e assim foi feito, trazendo um recorde histórico na valorização do salário base.

O novo valor do mínimo é 112 reais acima do atual e repõe a alta corrente do ano.

“Amanhã será sancionada a desoneração da folha, bem como a isenção de IPI para taxistas. Por que a demora? Porque tem que apresentar fontes alternativas para recuperar o que será retirado de receber por parte dessas 17 setores que devem a folha desonerada, bem como o número de táxis a serem comprados nos anos que confirmados “, afirmou.

O novo valor considera uma correção monetária pelo Índice Nacional de Preço ao Consumidor (INPC) de janeiro a novembro de 2021 e a projeção de dezembro de 2021, estimada pela área técnica do Ministério da Economia. No total, o aumento será de 10,18% em relação ao valor anterior, que era de R $ 1.100.

Segundo o governo federal, o novo valor “atende ao estabelecido na Constituição Federal, que determina a preservação do poder aquisitivo do salário mínimo”. E acrescenta: “Para esse fim, utilizou-se a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) prevista para todo o ano de 2021, que totalizou 10,02%”.

Os estados também podem ter níveis locais e pisos salariais por categoria maiores do que o valor fixado pelo governo federal, desde que não sejam inferiores ao valor do piso nacional.

O novo mínimo altera o valor de cálculo de benefícios previdenciários, sociais e trabalhistas. No caso das aposentadorias e pensões por morte ou auxílio-doença, os valores obrigatórios ser aplicável com base no novo mínimo. O mesmo vale para o Benefício de Prestação Continuada (BPC), que corresponde a um salário mínimo e pago aos idosos a partir de 65 anos e pessoas com deficiência de baixa renda.

Cálculos das contribuições dos trabalhadores ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) também serão reajustados. Uma portaria do Ministério da Economia deve ser publicada, os próximos dias, com a oficialização dos novos valores.

Apesar de começar a valer neste mês de janeiro, o primeiro pagamento com reajuste será feito a partir de fevereiro. O Orçamento da União para 2022 ainda não foi sancionado pelo presidente. O texto foi aprovado pelo Congresso na semana passada.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM