Vídeo: Javali gigante é abatido em fazenda, veja o tamanho!

Vídeo: Javali gigante é abatido em fazenda, veja o tamanho!

PARTILHAR

Um javali gigante, um cachaço, como é chamado o macho, foi abatido em uma propriedade rural com ajuda de especialistas autorizados, veja o tamanho!

Quando o assunto é javali, os produtores rurais já até arrepiam, já que essa praga tira o sono de quem produz alimentos nesse país. Uma praga que foi introduzida no Brasil, e que causa estragos e prejuízos por onde passa. Um grande risco para a fauna, flora, produção e saúde pública. Um Javali gigante foi abatido, com ajuda de pessoas treinadas e autorizadas para fazer o controle populacional dessa praga.

O animal é classificado como uma das cem piores espécies exóticas invasoras do mundo pela União Internacional de Conservação da Natureza. Sua agressividade e facilidade de adaptação são características que, associadas à reprodução descontrolada e à ausência de predadores naturais, resultam em uma série de impactos ambientais e socioeconômicos, principalmente para pequenos agricultores.

Para caçar o bicho, no entanto, é preciso experiência, muita experiência, pois o porco não tem medo do caçador e pode até atacar. Há histórias de sobra em que caçadores foram feridos pelo ataque dos javalis. Utilizar cães farejadores e de agarre é uma excelente estratégia. Confira abaixo!

As armas de fogo preferenciais são os fuzis calibre .308, que proporcionam tiros efetivos e com precisão. O armamento também inclui espingardas de calibre .12 e .20 e facões. Outra forma de abate é a “ceva”, armadilhas que atraem os javalis com comida e são capturados. Essa, geralmente é montada nas lavouras e são mais eficientes à noite, quando o javali se movimenta.

Quem pode caçar javalis?

São necessários alguns procedimentos antes de ir à caça do animal, como por exemplo, ter autorização do Ibama para isso.

O Sistema de Informação de Manejo de Fauna (Simaf) é o sistema eletrônico de informação, disponível nos serviços online do Ibama, que o cidadão deve acessar para encaminhar documentos referentes ao manejo de javalis. Trata-se, portanto, de um sistema automatizado, interativo e simplificado de atendimento à distância e de informação, que visa melhorar o atendimento e a prestação de serviços junto aos interessados em geral.

Um baita de um javali! É possível ver pela foto que o animal pesa mais de 200 kg, e era um cachaço, como é chamado o macho. Esses animais tem um poder de destruição nas lavouras, podem atacar os animais de criação e até mesmo os humanos, caso se sintam acuados.

Agora a pergunta que não quer calar: “Quantos kg será que deu esse javali gigante na balança?”. Conta pra gente nos comentários! Marque o seu amigo que já caçou ou aquele que diz que já abateu um de 300 kg. Vamos ver se era verdade! Grande abraço aos amigos que fazem o controle desses animais!

Nota

O Compre Rural não defende a caça ilegal, sendo contra qualquer manifestação ou estímulo que possa levar ao abate de animais que não são permitidos por lei. O javali é uma praga para a produção agropecuária e destruidor das nascentes.

Além disso, a sua caça é permitida por lei. Para aquele que acredita que exista outra forma de controle desses, deixamos abaixo o e-mail para que possam enviar a matéria e colocaremos ela em pauta. Se forem mandar e-mail apenas para ameaçar o autor do conteúdo, solicitamos que não o faça, mas se mesmo assim quiser fazer, sinta-se a vontade!

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com