Sistema avalias sanidade de vacas em tempo real

Sistema avalias sanidade de vacas em tempo real

PARTILHAR
Foto: Divulgação

Dispositivo consegue captar parâmetros básicos do comportamento dos animais: atividade, ruminação, frequência respiratória e tempo comendo

Os sistemas de monitoramento automatizados já são uma realidade na rotina de fazendas leiteiras no mundo e tem ganhado mais espaço no Brasil. Esses sistemas consistem de dispositivos que são capazes de monitorar o comportamento dos animais 24 horas por dia e a partir disso fornecem informações em tempo real para que a fazenda possa tomar decisões rápidas e assertivas. Com o sistema de monitoramento da Allflex, a geração desses dados pode ser feita para todas as categorias do rebanho, de bezerras a vacas, por meio de um colar ou de um brinco.

Por meio dos dispositivos de monitoramento da Allflex, conseguimos captar quatro parâmetros básicos do comportamento dos animais: atividade, ruminação, frequência respiratória e tempo comendo. Esses dados gerados de cada indivíduo podem ser visualizados em uma de nossas plataformas, como o SenseHub por exemplo, em um computador, tablet ou celular. Esses quatros parâmetros avaliados conseguem gerar informações sobre a reprodução, saúde, conforto térmico e nutrição dos animais e do rebanho como um todo.

A partir do momento em que o monitoramento automatizado é instalado na fazenda, a mesma passa a usufruir de uma série de benefícios. Os mais rapidamente percebidos dentro da rotina são os relacionados à saúde e à reprodução do rebanho. A identificação precoce de animais que podem vir a apresentar alguma doença possibilita uma intervenção rápida e consequentemente uma menor queda na produção de leite das vacas, menor uso de substâncias antimicrobianas e menos descarte de leite. A mesma manutenção da performance pode ocorrer para animais jovens. Quando a fazenda utiliza o brinco de monitoramento para avaliar a saúde e para a tomada de decisão sobre os tratamentos de bezerras em aleitamento por exemplo, é possível que os animais mantenham o ganho de peso ideal nos momentos em que são mais desafiados por doenças.

O principal benefício do monitoramento relacionado à reprodução é a identificação de animais em cio durante todo o dia. Essa ferramenta possibilita melhores taxas de serviço e consequentemente melhora dos índices reprodutivos, como a redução dos dias em aberto do rebanho. Além disso, a fazenda passa a receber do sistema uma janela de inseminação que indica o melhor momento para se inseminar aquele animal identificado em cio. Essa janela inclusive pode determinar o melhor horário de inseminação de acordo com o tipo de sêmen que será utilizado no animal, como o sexado por exemplo. Portanto, o monitoramento também é uma ferramenta importante para que a fazenda possa incrementar seu planejamento genético.

O sistema de monitoramento também é capaz de fornecer à fazenda ferramentas para avaliar diariamente o efeito das mudanças de dieta e como tem sido a rotina dos animais, por meio das informações sobre a atividade e a ruminação dos indivíduos. A captação da frequência respiratória dos animais permite que o conforto térmico do rebanho seja avaliado a cada minuto. Com isso a fazenda poderá tomar decisões sobre o manejo de resfriamento dos animais em tempo real, como qual o horário correto em que os animais devem ser resfriados ou se a condição de resfriamento atual está sendo eficiente.  

A presença de ferramentas de monitoramento automatizado será cada vez mais comum dentro das fazendas de leite e corte. Seja para propriedades grandes que precisam manter o controle dos indivíduos à medida que o rebanho cresce, seja para fazendas menores em que o mesmo colaborador possui várias responsabilidades ao longo do dia. O sistema de monitoramento da  Allflex contribui para as diferentes realidades da pecuária otimizando o tempo, melhorando a eficiência dos processos e ajudando a reduzir os custos de produção, além de permitir uma boa avaliação do bem estar dos animais.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com