Tempestade atinge áreas importantes, veja onde!

PARTILHAR

Segundo a previsão do tempo, a partir do primeiro dia de outubro a chuva será pesada em algumas áreas com risco para ventania e queda de granizo.

O volume de chuvas também aumenta em regiões do Sudeste, onde as precipitações devem alcançar 30 mm em São Paulo, Rio de Janeiro e áreas de Minas Gerais. Ainda há previsão de chuvas para o Sul do país. Do dia 2 ao dia 6 de outubro, a meteorologia espera até 130 mm para o oeste de Santa Catarina e em áreas do Paraná.

Outubro traz mais chuva para o país, mas Celso alerta que o solo e o fundo das represas  ainda estão muito secos e, mesmo com a chuva caindo com maior frequência e intensidade, ainda vai demorar para percebermos a elevação do nível da água. A chuva de outubro não vai acabar com a crise hídrica. Não é a chuva de um mês ou de uma primavera que vai encher os reservatórios.

O ar quente e úmido e a baixa pressão atmosférica formam nuvens carregadas sobre o Sul, no MS, em parte de GO, de SP, de MG e do RJ. As fortes rajadas de vento provocadas por estas nuvens foram responsáveis pelo grande levantamento de poeira que formaram as tempestades de poeira observadas na sexta-feira, 1 de outubro.

Sábado, 2

Sul 

O sábado vai ser marcado por tempo bastante carregado no estado do PR e centro-norte de SC, com alerta para temporais. No norte do RS o sol aparece entre muitas nuvens e a chuva pode vir a qualquer hora. O sol aparece, com variação de nebulosidade nas demais áreas da Região e não chove.

Sudeste 

O tempo segue firme no norte de MG e norte do ES. Nas demais áreas o sol aparece e há condições para pancadas de chuva com risco de trovoadas ao longo do sábado. A chuva pode vir mais expressiva em áreas do sudoeste de SP e sudeste de MG.

Centro-Oeste 

O sol aparece e há condições para pancadas de chuva em MT, MS, GO e no DF ao longo deste sábado. A chuva pode vir localmente forte, com raios e rajadas de vento.

Nordeste 

O sol aparece por toda a Região e há condições para pancadas de chuva a partir da tarde no interior do MA, PI, por toda a costa leste do Nordeste e leste da BA. No litoral do PE muitas nuvens se formam e as pancadas podem vir a qualquer hora. O tempo segue firme no interior da Região.

Norte

Sol, com pancadas de chuva ao longo do sábado por todas as áreas da Região. No AC, noroeste do PA e no AM, o dia vai ser marcado por sol, intercalando vários períodos de chuva.

Domingo, 3

Sul 

Tempo instável com chuva a qualquer hora no PR, SC e norte do RS neste domingo. Na capital Porto Alegre o sol aparece com variação de nuvens e não chove. No estado do PR a chuva pode ser volumosa, principalmente na região central e sul do estado. O frio volta atuar na Região. O amanhecer pode começar com geada no extremo oeste e na serra do RS. Tempo instável, com chuva no litoral de SC, norte e litoral do PR. Nas demais áreas, sol com variação de nuvens e tempo firme

Sudeste 

A passagem de uma nova frente fria provoca chuva sobre o estado de SP, RJ e sul de MG neste domingo. A chuva pode vir com até forte intensidade ao longo do dia. O tempo segue firme no norte mineiro e no estado do ES. Tempo bastante instável no leste de SP com chuva frequente. No sul de MG, estado do RJ, sul do ES e demais áreas de SP, sol e pancadas de chuva ao longo do dia. O tempo fica firme no norte do ES e norte mineiro.

Centro-Oeste 

O sol até aparece, mas com muitas nuvens e tem previsão de chuva a qualquer hora sobre o estado de MS. Em MT e centro-oeste de GO as pancadas se concentram entre a tarde e à noite com risco de trovoadas. O tempo segue firme no DF e nordeste de GO. Sol com variação de nuvens no oeste de MS e extremo sul de MT, nestas áreas e no nordeste de GO o tempo segue firme. Nas demais áreas, as pancadas de chuva se concentram entre a tarde e a noite, com risco de trovoadas.

Nordeste

Há condições para pancadas de chuva passageira desde o litoral do CE até o litoral norte da BA. No oeste do MA, as pancadas de chuva se concentram a partir da tarde com risco de trovoadas. O tempo segue firme nas demais áreas da Região. Sol, calor e pancadas de chuva isolada na costa leste do Nordeste, litoral norte da BA e extremo oeste do MA. O interior da Região, segue quente e seco, com umidade relativa do ar baixa nas horas mais quentes do dia.

Norte

Sol e pancadas de chuva ao longo do domingo por toda a Região Norte do BR. Há risco de chuva forte, com raios e rajadas de vento. São previstos volumes significativos de chuva no centro e sul de RO ao longo do dia. O céu fica cheio de nuvens e chove em vários momentos no sul de RR, oeste do AM e no AC. Nas demais áreas, sol e pancadas de chuva a partir da tarde com risco de trovoadas.

Ainda segundo a previsão do tempo, a chuva diminui em grande parte do país a partir do dia 7 de outubro. Os volumes seguem concentrados especialmente no Sul e no Norte do país.

A partir do dia 12 deste mês, a chuva volta a ganhar força em áreas do Sudeste e no Centro-Oeste, no entanto, os volumes se espalham com mais força a partir da segunda quinzena de outubro.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com