Touro Nelore Imediato Tul é líder do Aliança 2019

Touro Nelore Imediato Tul é líder do Aliança 2019

PARTILHAR
Foto: Genex Brasil

Sumário Aliança 2019 é lançado e Touro Imediato TUL da Genex ficou com o 1º, com destaque absoluto para ganho de peso, precocidade e musculosidade.

A GENEX comprova a força de sua bateria Nelore CEIP (Certificado Especial de Identificação e Produção) ao se destacar como líder da edição 2019 do Sumário de Touros Aliança Nelore, com o touro Imediato Tul (Tulipa Agropecuária). Entre mais de 800 animais avaliados para índice final, além do primeiro colocado, figuram na lista em destaque os reprodutores Império Tul (Tulipa Agropecuária), 10º colocado filho do Lítio AJ; Pardo FM (Fazenda Maragogipe), que classificou três touros no teste de progênie DeltaGen oficial em 2019; o Fries AJ (Agropecuária Jacarezinho), filho do Cobre AJ, super provado com mais de 1700 filhos em 39 rebanhos e o Taurus Tul (Tulipa Agropecuária), melhor touro GENEX classificado no Índice Desmama.

A publicação, administrada pela Gensys Consultores, é uma das principais em avaliação genética e reúne diversos programas de melhoramento da raça Nelore CEIP para gerar um único ranking de touros. A edição 2019 ainda não foi divulgada oficialmente, mas os resultados já são de conhecimento dos participantes.

Para a gerente de produto corte, Juliana Ferragute, fazer o líder do Sumário Aliança mostra a consolidação do trabalho da empresa no Nelore, raça tão importante para a pecuária nacional. “A GENEX vem trabalhando com muito critério técnico na escolha dos reprodutores, mas o mérito é da Tulipa que produziu o Imediato e outros destaques da nossa bateria como Império, Taurus, Ushuaia e o recém-contratado Letrado, teste de progênie oficial do DeltaGen em 2019. Confiamos na seleção desse parceiro, pois vemos o resultado positivo no campo”, destaca.

“A Tulipa tem um trabalho focado no melhoramento genético da raça Nelore há 23 anos, concentrado, principalmente, na precocidade sexual, traço que prezamos muito e tentamos identificar e multiplicar. É a característica econômica de maior valor agregado na pecuária de cria, pois não é possível ter bons resultados se não tivermos um rebanho que seja altamente fértil. O Imediato Tul é um reprodutor que veio crescendo ano a ano no Sumário, possui pedigree aberto para raça e pode ser usado no rebanho Nelore de maneira geral. Um touro bem completo, com uma musculatura que, além de volume, tem uma profundidade significativa que com certeza, vai trazer um rendimento maior para as suas progênies. Nós temos cerca de 60 touros em coleta e o Imediato Tul é o que trabalhamos em parceria com a GENEX e temos outros vindo por aí. Por exemplo, o Taurus Tul, que tem tudo para estar entre os 10 primeiros do Sumário e o Império, que já está. Ambos vão agregar muito à bateria da GENEX”, detalha Rodrigo Brüner, diretor presidente da Agropecuária Tulipa.

Segundo Rodrigo Dias, gerente do programa DeltaGen de melhoramento genético, o touro Imediato Tul esteve entre os melhores ranqueados da sua safra e traz um pacote muito interessante de qualidades. “A Tulipa contém um grande rebanho e utilizou o touro confiando naquilo que foi predito pelo programa e hoje, nós temos a grata surpresa de ter um animal com um pedigree bastante importante. Além de uma avaliação muito completa, olhando as avaliações de CPM, principalmente de P e M ao sobreano, muito acima da média”.

Dias acrescenta que o Imediato Tul é um animal que tem ganho até a desmama e pós-desmama muito interessantes, com a velocidade de ganho que o programa busca e também de terminação, destacáveis quando se fala em pecuária de corte nas condições de Brasil tropical, onde a maior parte dos animais são terminados a pasto. “Posso acrescentar ainda que pela sua linhagem, traz características como habilidade materna a flor da pele e pode contribuir para as fazendas de cria comercial ou aquelas que fazem ciclo completo, bem como para os programas de melhoramento genético. Características que não poderiam faltar num animal que é líder de sumário”, finaliza.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com