Transformando sua fazenda em uma empresa lucrativa

Transformando sua fazenda em uma empresa lucrativa

PARTILHAR
touro nelore na cerca olhando
Ônix Agropecuária / Foto: Boy Fotógrafo

Fazenda, propriedade rural ou empresa rural? Como caracterizar e olhar para a atividade que é desenvolvida na sua terra, vamos ver?

Toda propriedade rural é uma empresa de pequeno, médio ou grande porte. Essa afirmação é importante e deve ser analisada pelo produtor rural, já que a sua propriedade gera renda, emprego e produz alimentos e insumos de alta qualidade que são comercializados.

Você já pensou alguma vez que pode ter uma empresa-fazenda potencializando dessa forma os lucros gerados pela sua propriedade? Profissionalizar o trabalho realizado na sua fazenda é uma maneira de torná-lo mais eficaz e compatível com a realidade corporativa em que vivemos atualmente. O mais importante é saber como fazer esse processo com assertividade.

Empresa-fazenda: como transformar a sua propriedade rural numa companhia lucrativa

A seguir, você poderá conferir algumas dicas práticas de como tornar uma propriedade rural em uma empresa contando dessa forma com um sistema de gestão eficaz em que são consideradas questões como administração de finanças e do uso dos recursos.

Faça um estudo da situação atual

Antes de começar o trabalho de profissionalização da sua fazenda, é fundamental fazer uma análise de tudo o que a sua propriedade possui neste momento em termos de capital, bens, equipamentos, animais, plantações etc. Isso é relevante, porque um empresário precisa saber quais são seus ativos e passivos, ou seja, o capital que a companhia detém e as suas dívidas. Nesse estudo, foque tanto em listar os pontos fortes quanto os fracos para garantir que possa enfatizar os primeiros e remediar os últimos.

Detalhes técnicos da propriedade rural

Um segundo passo advindo da análise da situação atual da fazenda é focar em seus detalhes técnicos como o tipo de solo, recursos naturais que possui, vegetação, assim como as questões legais que envolvem todos esses elementos. Saber o que pode ser mais explorado e o que precisa estar de acordo com as regras de preservação é crucial para desenvolver uma estratégia de crescimento para a sua propriedade.

Estabeleça metas

Empresas bem-sucedidas se destacam por trabalhar com metas, realizações que se deseja alcançar com o trabalho realizado cotidianamente. Essas metas podem incluir desde aumentar a produção da propriedade nos próximos anos até diversificar as culturas. A partir da determinação daquilo que se quer, é possível desfiar a meta pretendida em etapas que devem ser realizadas, uma a uma. Isso perpassa por uma boa organização, a capacidade de colocar tudo numa sequência lógica para que se chegue a um resultado final satisfatório.

Softwares de otimização

A tecnologia é uma das grandes aliadas do campo e para quem deseja transformar uma fazenda de família num empreendimento não tem nada mais interessante que contar com softwares que possam otimizar tarefas, como a gestão financeira e logística. Com bons softwares de controle, é possível saber em tempo real quanto se tem cultivado, quanto está colhido e quanto já foi entregue.

O desconhecimento do que acontece na propriedade bem como da sua produção diária é o que faz com que muitas fazendas se mantenham num sistema pouco profissional. Além da questão do uso de softwares para a gestão, deve também ser considerado o emprego da tecnologia para realizar as tarefas diárias da propriedade.

Investimento em equipamentos

Para que a sua fazenda familiar possa se tornar uma empresa lucrativa, é necessário que ela produza uma quantidade maior e com mais eficiência reduzindo os custos. Nesse ponto, entram os equipamentos que contribuem para que o trabalho seja mais assertivo. Inicialmente, pode parecer necessário um aporte financeiro muito alto, mas quando se faz uma análise mais criteriosa é possível descobrir formas de reduzir esse impacto.

Por exemplo, é possível ir otimizando a fazenda aos poucos, primeiro se adquire um equipamento que agiliza um processo para posteriormente adquirir outro e assim sucessivamente. Vale a pena se informar melhor a respeito das linhas de crédito que são oferecidas para produtores rurais de maneira a ter a chance de encontrar financiamentos e empréstimos que saiam mais em conta a médio e longo prazo.

Treinamento e capacitação dos colaboradores

Independente da sua fazenda ser tocada somente pelos componentes da família, é crucial enxergar essas pessoas como colaboradores que utilizam seu trabalho para alcançar as metas previamente estabelecidas. Isso significa que é importante investir em capacitação e treinamento para os seus funcionários poderem realizar um uso mais efetivo da tecnologia disponível.

Capacitar as pessoas que trabalham na sua fazenda é o segredo para criar diferenciais competitivos em relação à concorrência. É importante contar com profissionais especializados em áreas como administração, agronomia, direito,  veterinária, zootecnia entre outras. Pense na sua fazenda como uma empresa dividida em diversos setores, sendo que cada um tem um papel fundamental para o funcionamento correto do todo.

Contrate um contador

O contador é o profissional que não pode faltar para auxiliar toda e qualquer empresa, inclusive uma fazenda que está tentando se consolidar num mercado tão competitivo. Esse profissional, além de regularizar a situação legal da sua fazenda também o ajudará com questões relativas à declaração de imposto de renda, contratação de funcionários com carteira assinada entre outras.

Compre Rural com informações do Rodeo West

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com