Vaca com pelagem rara é encontrada no Brasil, veja!

Vaca com pelagem rara é encontrada no Brasil, veja!

PARTILHAR

Vaca com três cores? Um caso raro de uma pelagem tricolor foi registrado no Brasil e especialista explica a possível causa; Animal produz 28 L/Dia!

O dilema que intrigou muitos internautas nessa quarta feira (10/02), foi a foto de uma vaca aparentemente da Raça Holandesa que tinha em sua pelagem o misto do padrão da raça, branco e preto, e faixas em vermelho e branco. Nas redes sociais alguns diziam ser montagem, outros acreditavam que era real. 

Para esclarecer nossa dúvida e de muitos outros curiosos, fomos até o autor da foto buscar mais informações. O zootecnista e consultor técnico da Select Sires Brasil André Junqueira, conta que a vaca é real sim, e se encontra no município de Mairipotaba, no estado do Goiás. 

André é técnico da Associação Brasileira de Criadores de Girolando e viaja o Brasil em seus trabalhos de consultoria à campo, e em uma dessas empreitadas encontrou o animal de pelagem exótica: “Eu fui fazer um trabalho de acasalamento na Fazenda Três Poderes do Sr Antônio Caetano e me deparei com essa vaca no compost barn, eu não pude deixar de registrar”. 

André relata que o animal não possui nada de diferente em termos de produção de leite. Sua média de produção é de 28 litros/dia. 

animal não possui muitas informações visto que sua origem foi uma compra ao acaso de um animal de pelagem inusitada. Nem os proprietários e nem o zootecnista sabem informar a procedência ou o cruzamento realizado para que o animal expressasse essas características. 

Nós conversamos com um especialista em melhoramento genético, Marcos Vinícius Barbosa da Silva, pesquisador em bioinformática e melhoramento animal da Embrapa Gado de leite.

Como não há informações complementares sobre o pedigree e origem do animal, o pesquisador elaborou a hipótese com base somente na foto recebida e seu posicionamento foi: “Coloração da pelagem é uma característica qualitativa em bovinos. A literatura sobre o assunto mostra alguma divergência em relação ao número de genes envolvidos na expressão dessa característica, mas, de modo geral, é bem aceito que são poucos genes envolvidos. Basicamente, todos os bovinos possuem uma de três possíveis colorações básicas, causadas por três diferentes: preto, branco ou vermelho. Como os alelos ocorrem aos pares, há pelo menos seis possíveis combinações.”

“Normalmente, o alelo para a cor preta é dominante sobre o vermelho. Todavia, há alguns genes que estão relacionados à diluição das cores e que podem provocar o aparecimento de diferentes cores como cinza e amarelo, por exemplo. No caso específico da vaca na foto, é mais provável que seja uma quimera, atuando sobre a cor da pelagem”, ressalta ele.

Ainda segundo o pesquisador, “Há vários estudos mostrando essa relação em cães e gatos. Só relembrando, o quimerismo genético é uma alteração genética bastante rara. Ela acontece quando dois óvulos são fecundados, originando dois embriões com características genéticas distintas e, ainda no útero, esses dois óvulos se fundem, dando origem a um único indivíduo. Assim, o quimerismo genético ocorre quando dois gêmeos não idênticos se juntam e se fundem ainda no útero, formando um só indivíduo.”

Compre Rural com informações do Milk Point

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com