Vaca Nelore Mocho é uma máquina de produzir campeões

Vaca Nelore Mocho é uma máquina de produzir campeões

PARTILHAR
Grande Campeã da Expoinel - Ipanema FIV Angico
Grande Campeã da Expoinel - Ipanema FIV Angico (Agra FIV Angico x Samaritano da JHV) / Fonte: Divulgação

Utilizando tecnologias de transferência de embrião doadora Nelore Mocho é uma máquina de produzir animais campeões em provas oficiais, inclusive Expoinel

A Expoinel deste ano foi presencial mas sem público, seguindo todos os protocolos de segurança recomendados pelas autoridades de saúde. Segundo o presidente da ACNB, Nabih Amin El Aouar o resultado foi muito positivo – “Estamos muito felizes com as metas planejadas e conquistadas pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) com a Expoinel 2020. Não foi fácil. Na verdade, foi um desafio difícil pela somatória de fatores: pandemia do novo coronavírus, mudança de local, pouco tempo para organizar um evento dessa magnitude, sem a presença do público entre outros vários fatores.”

Um destaque do evento foi a matriz da raça Nelore Mocho, Agra FIV Angico. A vaca já foi considerada líder do ranking melhor matriz 2017/2018 e vice líder 2018/2019, no ranking 2019/2020 fecha o ranking novamente na liderança da raça como a melhor matriz. “Todo esse sucesso devido sua progênie de extrema qualidade produziu oito campeões nacionais e um reservado de Campeão Nacional.” – destacou Victor Guimarães da Agro VK – Araguari – (MG).

vaca nelore mocho Agra FIV Angico
Agra FIV Angico / Foto: Reprodução

Durante o evento deste ano a doadora da raça Nelore Mocho (variação sem chifre do Nelore) demonstrou todo seu potencial como matriz obtendo os seguintes resultados:

🏆🏆 BI – Melhor Matriz do ranking e atual campeã ranking 2019/2020.

4 fêmeas em julgamento na expoinel 2020.
  • 🥇 Madame FIV Angico – Campeã Bezerra Jovem .
  • 4️⃣ Megan FIV Angico – 4 prêmio no campeonato Bezerra Jovem.
  • 🏆🥇Linda FIV Angico – Reservada de Grande Campeã e Campeã Novilha Menor.
  • 🏆🥇Ipanema FIV Angico – Grande Campeã e Campeã Vaca Adulta.
4 machos em julgamento na expoinel 2020.
  • 🥇 Morfeu FIV Angico – Campeão Bezerro Jovem.
  • 🥈 Magaiver FIV Angico – Reservado Campeão Bezerro Jovem.
  • 🏆🥇 Leon FIV Angico – Reservado de Grande Campeão e Campeão Júnior Menor.
  • 🏆🥇 Jong FIV Angico – Grande Campeão e Campeão Júnior Maior.
JONG FIV ANGICO - Grande Campeão da Expoinel - (Agra FIV Angico x Kaiak te da Mafra)
JONG FIV ANGICO – Grande Campeão da Expoinel – (Agra FIV Angico x Kaiak te da Mafra) / Foto: Divulgação
Pra coroa uma bela exposição, teve as premiações do campeonato de progênie:
  • 🥇 Campeã progenie de mãe jovem.
  • 🥈Reservada Campeã progenie de Mãe Jovem.
  • 🥇Campeã progenie de mãe.

🏆 Uma incrível pontuação de 841,2 como melhor matriz da Expoinel 2020.

Essa quantidade de descendentes só é possível através da tecnologias reprodutivas como a fertilização in vitro, ou FIV. Biotécnica utilizada como alternativa para acelerar a produção de bovinos geneticamente superiores. Junto à inseminação artificial e à transferência de embriões, a fecundação in vitro é uma técnica responsável pela rápida progressão genética, principalmente em animais de produção. A FIV permite que uma reprodutora produza centenas de bezerros em um mesmo ano.

Segundo Victor nenhuma vaca tinha feito o que ela fez somente em uma exposição – “É um resultado extremamente expressivo para a raça, essa quantidade de filhos campeões na mesma exposição nacional, por pontuação (841,02 pontos com índice) e melhor matriz, é bastante difícil outro animal obter esse resultado.”

Agra FIV Angico é de propriedade do Sr. Udelson Nunes (Fazenda Angico) e Victor Guimarães (Agro VK – Araguari – MG). “Dentro do projeto venho buscando produzir animais superiores e com desempenho que venha atender a pecuária moderna e exigente, mas nunca perdendo o racial da raça Nelore.” – nos contou Victor Guimarães.

A Fazenda Angico, criatório da raça Nelore Mocho e Nelore situada em Campina Verde – MG, atua na seleção da raça Nelore a mais de 50 anos e sempre bem colocado no disputado ranking nacional de criador e expositor, inclusive no Nelore Fest é hoje o expositor mais antigo em atividade. Produziu diversos campeões nacionais. Inclusive a matriz Agra FIV Angico faz parte desse time seleto de grandes campeões do criatório.

Senhor Udelson Nunes Franco - Fazenda Angico - Campina Verde
Senhor Udelson Nunes Franco / Fonte: RuralBR

Senhor Udelson Nunes Franco assumiu a criação de gado da fazenda Angico, no município de Campina Verde, no triangulo mineiro, em 1966, logo depois que Torres Homen, Rubico de Carvalho e outros companheiros trouxeram da Índia animais que mudariam a cara e a cor do rebanho do país. Sem vaidade, mas consciente da contribuição já dada a pecuária nacional, senhor Udelson contabiliza mais de 20 mil bezerros nelore P.O. nascidos na Fazenda Angico que foram espalhados pelo país em forma de tourinhos melhoradores.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Fundador e editor do Compre Rural, pós graduado em Consultoria Web, especialista SEO e aspirante a produtor rural.