Vídeo: Gado morrendo de fome e “mar” de jacarés no Pantanal

Vídeo: Gado morrendo de fome e “mar” de jacarés no Pantanal

PARTILHAR

Seca no Pantanal gera aglomeração impressionante de jacarés em açude; Gado segue morrendo de fome e sede, as imagens são impressionantes. Veja!

Um produtor rural da região da Nhecolândia, área do pantanal em Mato Grosso do Sul, registrou em vídeo uma aglomeração de jacarés que surpreende pela quantidade de animais reunidos em uma área praticamente seca.

As imagens foram registradas no último domingo, em um dos açudes da fazenda Palmeirinha, e as falas do produtor mostram a surpresa dele com o cenário encontrado. “Estamos preocupados, pois este era o último açude com água. Durante todo o tempo em que moro no Pantanal, nunca vi tanto jacaré junto num lugar só”, diz ele no vídeo, surpreso ainda com o gado atolado no mesmo açude.

De acordo com a assessoria da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Pantanal), uma equipe de pesquisadores se deslocou até a fazenda Palmeirinha para analisar com mais detalhes os motivos da aglomeração dos jacarés.

Em entrevista, o doutor em Ecologia e tenente-coronel da Polícia Militar Ambiental (PMA-MS) Ednilson Paulino Queiroz afirmou que, apesar de impressionante, a cena não é rara.

“A situação observada na propriedade rural não é atípica, especialmente na época de seca, como a que enfrentamos nos últimos meses. Esses animais têm características ectodérmicas, o que significa dizer que precisam de água para equilibrar a temperatura corporal”, explicou ele.

Segundo o especialista, na época da seca, é comum os animais migrarem para lagoas e açudes, em busca de água e alimento.

“O fato aconteceu porque o açude secou, já que os jacarés podem conviver pacificamente. No entanto, quando faltam condições de sobrevivência podem acontecer duas situações: o controle populacional e o canibalismo, que são instintos de preservação da espécie.”

Queiroz acrescentou que as chuvas registradas nas primeiras semanas de novembro devem devolver o equilíbrio ao local. “O acontecimento é decorrente da estiagem intensa observada nos últimos meses, porém, as chuvas ocorridas nas primeiras semanas de novembro devem reestabelecer o equilíbrio e encher o açude”, afirmou.

Vídeo enviado da Fazenda Palmeirinha:

No meio do Pantanal, na região conhecida como Boca do Caronal à beira do Rio Taquari, centenas de jacarés se amontoam no açude de fazenda Palmeirinha. Eles quase não se movem. O som ao redor é do gado com forme, descreve o pantaneiro que diz nunca ter visto nada igual em uma seca na região.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.