Avaliações genéticas da raça Gir Leiteiro 2021 são divulgadas

Avaliações genéticas da raça Gir Leiteiro 2021 são divulgadas

PARTILHAR
vacas gir leiteiro
Foto: Divulgação

Em parceria inédita com ABCZ, Embrapa e ABCGil divulgam avaliação genética unificada do Gir Leiteiro; parceria foi celebrada por diretores das entidades

A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Embrapa Gado de Leite e Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro (ABCGil) uniram seus esforços técnicos, computacionais e bases de dados fenotípicos e genotípicos para produzirem uma avaliação genética genômica conjunta para a raça Gir Leiteiro. Um feito inédito até então.

“Essa novidade é motivo de bastante comemoração, pois representa um grande avanço para o setor. Antes era muito difícil para o criador, porque um mesmo touro tinha PTA’s diferentes em cada sumário. E por mais que o motivo fosse óbvio, por ser tratar de diferentes bases de dados, havia uma dificuldade de interpretação, principalmente mercadológica. A partir de agora, unificando as informações e o conhecimento técnico das três entidades, avançaremos ainda mais no melhoramento genético da raça”, destaca Rivaldo Machado Borges Júnior, presidente da ABCZ.

O diretor da ABCZ, João Cruz, que também é diretor Técnico da Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro (ABCGil) e participou diretamente do desenvolvimento da nova parceria entre as entidades, complementa ressaltando que essa unificação dos sumários era muito aguardada pelos criadores. “Ela tem um importante papel de organização do mercado, e de permitir também acasalamentos mais bem sucedidos, além de posicionar o Gir Leiteiro em um grau de confiança internacional para a exportação de material genético ainda maior. Particularmente, me sinto muito honrado enquanto diretor da ABCZ e da ABCGil, de concretizar um processo antigo de aproximação das entidades em prol de um objetivo comum: o melhoramento genético do Gir Leiteiro, a raça zebuína leiteira mais produtiva e adaptada aos trópicos”, comemora.

Sobre o desenvolvimento das novas avaliações, o superintendente Técnico da ABCZ, Luiz Antonio Josahkian, ressalta que o trabalho envolveu diferentes profissionais da entidade, que em parceria com os técnicos da Embrapa conseguiram definir critérios ainda mais efetivos e colaborativos na escolha de modelos estatísticos e na definição dos dados. “O resultado é que temos agora uma avaliação genética ainda mais robusta e unificada. E esse trabalho foi além de uma simples união das bases de dados. A equipe técnica da ABCZ, juntamente com as equipes técnicas da ABCGil e da Embrapa, discutiram e definiram juntas os modelos de avaliação, para montarmos um sumário único. E o resultado, além de uma base unificada de informações, é que pela primeira vez iremos incluir avaliações genômicas para algumas características. Sem dúvida, um grande avanço”, ressalta ele, destacando ainda que pela ABCZ o trabalho contou com a participação direta do superintendente Adjunto de Melhoramento Genético, Henrique Torres Ventura, e da gerente do PMGZ Leite, Mariana Alencar.

Lançamento. Para lançar os resultados do Teste de Progênie ABCGil/ Embrapa 2021, que é parte integrante desse projeto de unificação, uma live foi realizada nesta segunda-feira (31).

Os resultados do PMGZ Leite Max estarão disponíveis para todos os participantes do programa a partir do dia 4 de junho, no site da ABCZ.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com