Baby Beef é carne de bezerro? Confira!

PARTILHAR
@biggest_bulls_of_the_world

Com grande repercussão, o nome já deu o que falar e ainda levanta grande dúvida entre as pessoas, por isso, veja agora o que é e como é produzido!

Quantas vezes você já ouviu de terceiros que o Baby Beef é a carne retirada do bezerro? Muitos defensores dos direitos dos animais que pregam uma alimentação a base de vegetais, usam desse argumento para comover mais e mais pessoas e difamar a pecuária. Por mais sugestivo que seja o nome Baby Beef, ele não vem de um bezerro, pelo menos aqui na América Latina!

Sabe o coração (miolo) do alcatra? Isso mesmo, aquele que é vendido já cortado em medalhões altos? Então, foi no início do século XXI que ele recebeu o nome de “Baby Beef” e virou tendência dos estabelecimentos como um corte de carne bovina. Neste momento, tornou-se mais comum encontrar cortes de carne à venda denominados “Baby Beef”.

O Baby Beef é o nome dado a um dos cortes nobres retirados do miolo da alcatra, também chamado de coração ou centro da alcatra. Trata-se de uma peça pequena, que raramente ultrapassa 800 gramas. Vamos entender os detalhes!

Nos países de língua inglesa o Baby Beef tem outro significado, e é usado para definir carne de vitelos, bois extremamente jovens. Mas na América Latina, embora o nome seja sugestivo, o baby beef não deve ser confundido com vitela.

Existe uma confusão quando algumas pessoas associam aqui no Brasil o Baby Beef  (corte retirado da alcatra) com a vitela (carne de gados jovens), algumas publicações de direitos dos animais fazem esta correlação erroneamente.

Características do corte

É uma carne macia, suculenta e considerada nobre por ser um corte protegido, com fibras pouco expostas a esforço e movimentação. Sendo assim, valorizado pela carne extremamente macia. No quesito marmoreiro, o corte é magro (baixo teor lipídico), quase sem gordura entremeada nas fibras, ideal para quem está fazendo dieta leve e equilibrada e não quer abrir mão de comer carnes saborosas.

Algumas Curiosidades

  • O baby beef é vizinho do bombom da alcatra (super valorizado também), sendo separados apenas por um nervo.
  • A mesma região do boi é conhecida como corazón de cuadril (espanhol) e eye of rump (inglês).
  • Trata-se de uma peça pequena, uma iguaria que raramente ultrapassa 800 gramas.
  • É um prato tradicional de carne bovina, muito utilizado no Brasil,  Argentina e Uruguai. 
  • Da região da alcatra, que fica na parte traseira do gado, também são obtidos outros cortes muito apreciados como a maminha e a picanha.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.