Central oferece genética pra produzir carne gourmet

Central oferece genética pra produzir carne gourmet

PARTILHAR
Foto: Divulgação

Touro Choice da Mangabeira da raça Santa Gertrudis é opção para quem quer produzir carne gourmet; raça é a bi-mestiça mais antiga do mundo.

Animal moderno, equilibrado, harmonioso e com dados de avaliação de carcaça que o deixam em uma posição privilegiada quanto ao volume de produção aliado à alta qualidade da carne. Segundo o zootecnista e supervisor da GENEX, Alexandre Zadra, o Santa Gertrudis é a raça bi-mestiça mais antiga do mundo, sendo formada por 5/8 e 3/8 das raças Shorthorn e Brahman, respectivamente, o que confere ao reprodutor muita consistência genética.”O Choice é um touro excepcional para produzir animais padronizados, com excelente metabolismo para confinamento e recria. Assim, é indicado para cobrir vacada F1 Angus em fazendas que trabalham com sistema semi-intensivo e intensivo”.

Já o pecuarista Gustavo Barretto, gestor da Fazenda Mangabeira, trabalha com o gado sintético no município de Japaratuba (SE) e explica que o Santa Gertrudis evoluiu muito. “Antes o gado sintético era um bovino grande, padrão norte-americano, de animais mais tardios e, por isso, nós reduzimos o tamanho. Dessa forma, a seleção genética no Brasil do novo Santa Gertrudis é composta com sêmen da Austrália e embriões da África do Sul”, informa o selecionador.

O criatório, que é referência no melhoramento genético de Santa Gertrudis na região Nordeste, teve todo o seu rebanho avaliado pela DGT Brasil por ultrassonografia de carcaça e foi nesse trabalho que descobriram a vocação do Choice. “Ele se encaixou no perfil para venda de sêmen voltado para carne gourmet, pois possui índice de marmoreio de 4.1, padrão Angus, com excelente acabamento de carcaça. Inclusive já tem sido utilizado em vários projetos no Brasil em cima de F1 Angus. Estamos muito satisfeitos com os resultados”, detalha Barretto.

O zootecnista Fernando César Nunes Saltão, que também é um dos proprietários do touro, conta que, com o estabelecimento da parceria no Choice foi desenvolvido um projeto para o incremento do uso da genética, principalmente em programas utilizando matrizes 1/2 sangue Angus para a produção de produtos tricross. “Os produtos deste cruzamento são animais de pelo curto, adaptados, com excelente desenvolvimento muscular e com o ingrediente de qualidade de carne, pelo alto índice de marmoreio que a raça Santa Gertrudis pode imprimir”.

Sobre a parceria com a GENEX, tanto Barretto quanto Saltão se dizem satisfeitos. “A GENEX atua fortemente neste mercado, com equipe especializada e competente, portanto o parceiro ideal para o projeto Choice”, finaliza Saltão.

“Nós resolvemos agregar o Choice em nossa bateria acreditando que é uma excelente opção para produzir carne premium sobre a F1, pois apostamos que nos próximos anos esse mercado vai crescer ainda mais devido não só ao mercado interno mas também para exportação”, acrescenta a gerente de produto corte da GENEX, Juliana Ferragute.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.