Confira os destaques da aberta do Esalqshow

Confira os destaques da aberta do Esalqshow

PARTILHAR
Foto: Divulgação

Discurso de fortalecimento da relação entre universidades e demais segmentos do agronegócio; evento ocorre até dia 11 de outubro em Piracicaba (SP)

Focado em fortalecer a relação entre universidades e demais segmentos do agronegócio, foi dado início na manhã desta quarta-feira, dia 9, a terceira edição do ESALQSHOW. O Fórum de Inovação para o Agronegócio Sustentável, que este ano debate os “Desafios e Oportunidades do Agro Brasileiro até 2030”, prossegue nos dias 10 e 11 de outubro, das 9h às 17h, no campus da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” – Universidade de São Paulo (Esalq/USP), em Piracicaba (SP).

“O ESALQSHOW chega a sua terceira edição com a ideia de promover a interação entre as universidades e o setor privado. A aproximação das empresas é fundamental para que possamos trazer os anseios de quem produz para dentro da escola, e dentro das universidades termos as respostas fundamentais para quem produz”, salienta o presidente do Conselho Consultivo do ESALQSHOW, Luiz Carlos Corrêa Carvalho.

A abertura oficial do evento contou com a presença de autoridades e lideranças do setor. O secretário estadual de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Gustavo Diniz Junqueira, enfatizou a importância da universidade e do ESALQSHOW para o desenvolvimento do agronegócio.

“A Esalq é um verdadeiro ‘berço’ da agricultura tropical e tem dado exemplos para o Brasil e o mundo sobre o potencial que temos atualmente no Estado de São Paulo, seja na agricultura ou em outros segmentos. Boa parte disso graças ao trabalho primoroso que vem sendo desenvolvido pela universidade”, ressaltou Junqueira.

Foto: Divulgação

Compuseram a mesa o diretor da Esalq/USP, Durval Dourado Neto; o vice-reitor da USP, Antonio Carlos Hernandes; o vice-diretor da Esalq/USP, João Roberto Spotti Lopes; o presidente do Conselho Consultivo do ESALQSHOW, Luiz Carlos Corrêa Carvalho; a vice-prefeita do campus USP Luiz de Queiroz, TsaiSiu Mui; Marcos SawayaJank, titular da Cátedra Luiz de Queiroz. O evento recebeu também na abertura oficial o secretário adjunto de Comércio e Relações Internacionais, Flávio CampestrinBetarello, representando a ministra da Agricultura Tereza Cristina. Entre as autoridades piracicabanas, participaram do ato solene o vice-prefeito José Antonio de Godoy e a vereadora Nancy Thame.

“Hoje somos reconhecidos como centro de excelência no mundo das ciências agrárias, biológicas, ambientais e sociais aplicadas. Por isso, a universidade constitui-se como peça fundamental para a construção do alto patamar alcançado atualmente pela agricultura nacional no cenário mundial. Alicerçada nos pilares de ensino, pesquisa e educação, a Esalq/USP e seus profissionais regressos contribuíram, contribuem e vão continuar contribuindo para a geração de conhecimento e reconhecimento, aspectos fundamentais para o bem comum de toda a sociedade”, reforçou o diretor da Esalq/USP, Durval Dourado Neto.

Foto: Divulgação

Estudantes chineses de pós-graduação, coordenados pelo professor e pesquisador GuoPei, também chegaram a Piracicaba e participam dos três dias de ESALQSHOW. Ao todo são 14 alunos e dois professores, todos da China AgriculturalUniversity (CAU), situada em Beijing.

Assinatura do protocolo de intenções para desenvolvimento de projetos

A abertura do ESALQSHOW foi palco da assinatura do protocolo de intenções entre a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) para a criação do Programa São Paulo: Sustentabilidade e Produção (SPSP).

“A agricultura brasileira é um exemplo original da agricultura baseada em ciência. Não existe agricultura no Brasil sem ciência, sem o que se aprende dentro das faculdades, universidades e cursos técnicos e da relação entre os setores público e privado”, afirmou o secretário de Agricultura e Abastecimento, Gustavo Junqueira.

Vencedores do Prêmio Novo Agro são anunciados

Os oito ganhadores do “Prêmio Novo Agro”, realizado pelo Santander, foram homenageados na abertura do ESALQSHOW, numa forma de reconhecimento e valorização das atitudes e espíritos empreendedores do produtor rural brasileiro.

Na categoria Inovação –Pequeno Porte, o vencedor foi Fabrício YukioFugita, de Monte Alto (SP), com o projeto sobre “Cebola/Inovação em embalagens ao consumidor”. Na mesma categoria – Médio/Grande, recebeu o prêmio Reginaldo Morikawa, de Ipeúna (SP), com o trabalho sobre “Frangos e ovos/produções livres de transgênicos”.

Na categoria Sustentabilidade, os premiados foram: Paulo de Araújo Cintra Ribeiro, de São Paulo, com o projeto “Café/Desenvolvimento de um cafezal agroflorestal, modelo com alta eficiência e produtividade”; e Romeu José Ciochetta, de Campo Novo do Parecis (MT), que desenvolveu o trabalho “Sentinelas da Terra/Conscientização sobre sustentabilidade e promoção de ações que impactam o futuro do planeta”.

Os trabalhos vencedores na categoria Empreendedores foram desenvolvidos por Jean Filipe Kortstee Ferreira, de Holambra (SP), e Sarita Junqueira Rodas, de Tabapuã (SP). Os trabalhos apresentam os temas “Flores/Produção inédita no Brasil da variedade Sunpatiens” e “Laranja, cana-de-açúcar e criação de gado da raça Tabapuã”, respectivamente.

Por fim, a categoria Mulher de Gestão premiou Sarah Helena Neves Xavier, de Santa Bárbara (MG), e Helga França de Paiva, de Ibiá (MG). “Cafeicultura” e “Uso racional de insumos” foram os trabalhos premiados, respectivamente.

Primeiro dia contou ainda com outras atrações

A programação do primeiro dia de ESALQSHOW contou ainda com as palestras “Cátedra Luiz de Queiroz” e “Relações Internacionais no Agro”, ambas realizadas no Salão Nobre. No Auditório da Central de Aulas, o Painel Startups no Agronegócio – Academyday trouxe palestras que abordaram o tema “Como transformar conhecimento em inovação? O papel das universidades e dos institutos de pesquisa”.

O público acompanhou ainda as novidades da Feira de Inovação e Tecnologia, um espaço dinâmico com estandes em que os participantes discutem desafios, soluções e tendências, estimulando o networking, a formação de parcerias e promovendo novas ideias, tecnologias, produtos e serviços.

“Ao longo desses três dias, os presentes podem acompanhar debates e painéis Convido todos a participaremda programação, pois teremos muitas surpresas positivas”, finalizou o presidente do Conselho Consultivo do ESALQSHOW, Luiz Carlos Corrêa Carvalho.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.