PARTILHAR

Raça Simental foi introduzida no país no início do século passado tem várias linhagens, inclusive de dupla aptidão com boa produção leiteira

A raça Simental tem origem na Suíça, na montanhosa região do vale do rio Simen, de onde é derivado o seu nome. O interesse econômico neste gado, logo ultrapassou as fronteiras suíças e mesmo com proibição do governo da Suíça impondo altas taxas para saídas, os países próximos, como a Áustria, Itália, França, bem como a Alemanha naturalizaram animais com genótipos Simental e assim desenvolveram linhagens próprias, usando a flexibilidade genética da raça para atender a seus interesses. Hoje a Simental é uma raça Cosmopolita, presente em todos os continentes, sendo o maior genótipo a nível mundial.

Simental: diversas linhagens e dupla aptidão, precocidade produtiva e reprodutiva

O grande crescimento das raças tem sido através de cruzamentos, para a produção de carne, sendo a raça Nelore a mais utilizada. Já para a produção de leite são utilizadas as raças Girolando e Holandês. Destacamos recentemente, resultados obtidos pela raça Simbrasil com base zebuína na raça Gir, através de controle leiteiro oficial; matrizes com produção de até 11,500 kg em lactação. As raças Simental e Simbrasil estão distribuídas por todo o Brasil, com predominância na região sudeste, sendo que o estado de São Paulo tem o maior número de animais PO (Puros de Origem).

Conheça agora algumas linhagens espalhadas pelo mundo.

Linhagem Simental Suíça

Linhagem Simental Suíça
Foto: Divulgação

Esta linhagem é composta de animais compactos e rústicos, sexualmente precoces, de tamanho moderado, apresentando grande eficiência de conversão alimentar e alta produção de leite. Os animais suíços resultam de forte homogeneidade (consangüinidade), com muita prepotência nos acasalamentos e seus exemplares foram utilizados desde o início da formação do Simental Brasileiro.

Linhagem Simental Austríaca

Foto: Divulgação

Foi introduzida sob interesse comercial direto com a Suíça. Na Áustria, logo se diversificou uma particular linhagem que atende muito bem aos objetivos de leite e carne. Os animais têm o corpo profundo, apresentando ampla capacidade digestiva e respiratória e muito boa caracterização racial.

Linhagem Simental Alemã

Foto: Divulgação

Também conhecida com o nome de Fleckvieh. Esta linhagem foi também selecionada para dupla aptidão, apresentando alta taxa de crescimento, com evidência de muita musculosidade, sendo a linhagem com o maior número de exemplares no Brasil.

Linhagem Simental Francesa

Foto: Divulgação

Os animais da Raça Simental foram adaptados aos diversos micro-climas da França, a partir de exemplares originários da Suíça, desenvolvendo-se os subgrupos Montbéliard, mais voltada à produção de leite e Abondance e Pie Rouge de Lést, com maiores tendências à produção de carne.

Linhagem Simental Canadense

Foto: Divulgação

Quando da introdução da Raça Simental no Canadá, seus criadores optaram pelo uso na reprodução de animais de grande estatura corporal. Esta linhagem apresenta o pêlo curto e os exemplares, além de compridos, são os de maior peso, entre todas as linhagens disponíveis, sendo usado exclusivamente para melhoria da pecuária de corte. Atualmente, os criadores selecionam seus animais buscando um menor frame, evidenciando maior precocidade e também maior rendimento de carcaça.

Linhagem Simental Americana

Foto: Divulgação

Ao ser introduzido nos EUA, o Simental rapidamente disseminou-se, absorvendo e compondo cruzamentos com diversas outras raças, principalmente no Sul dos Estados Unidos, tendo finalidade exclusiva de melhoria da pecuária de corte, incrementando a velocidade de conversão e qualidade da carne. Por meio de cruzamentos, foram obtidos naquele país, animais mochos e também exemplares de coloração preta, dando origem ao Black Simental.

Linhagem Simental Sul Africana

casa branca femea
Foto: Casa Branca Agropastoril

Tem sua origem, fundamentada basicamente na linhagem alemã. É composta de animais de um frame menor, evidenciando uma maior precocidade produtiva e reprodutiva. Foi selecionada, visando obter animais com maior adaptabilidade, principalmente em relação a condições de alta temperatura e alta radiação, buscando assim animais com maior teor de pigmento e com pêlo curto.

Confira nossa live, onde apresentamos vários criadores da raça e ajudará a entender a importância da raça no Brasil.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.